Os 50 jovens de São Pedro da Aldeia inscritos no programa Ambiente Jovem receberam os kits com material pedagógico e uniforme nesta quinta-feira (7). A entrega foi realizada durante a aula inaugural no Cine Estação. Os secretários de Meio Ambiente e Cultura acompanharam o evento, que é uma iniciativa do Governo Estadual em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A primeira aula teve a participação do técnico ambiental voluntário, Luiz Arthur, que colheu ideias dos participantes e fomentou a iniciativa empreendedora voltada para o meio ambiente nos jovens presentes. Os alunos terão aulas técnicas como os ciclos da água e do solo e biomassa, mas também vão abordar ações de conscientização, cidadania e como eles podem fazer a diferença no ambiente onde vivem. O objetivo é formar agentes de transformação na cidade e ao menos um dos projetos desenvolvidos durante o curso será aplicado no município. Os inscritos no Programa Ambiente Jovem contam, ainda, com uma bolsa auxílio de R$ 200,00.
Os alunos serão divididos em duas turmas com quatro horas semanais cada, uma no turno da manhã e a outra no turno da tarde, de forma a conciliar as atividades do projeto com os horários das aulas nas escolas. O curso terá duração de nove meses. Para a jovem Iasmim Fernandes, de 19 anos, moradora do bairro Cruz, a iniciativa é uma oportunidade de participar de oficinas práticas de sustentabilidade que são importantes para se manter atualizada.
“Achei muito legal porque são assuntos muito importantes para a atualidade, ainda mais do jeito que o nosso planeta está indo. A gente tem que conter os avanços o quanto antes e cada ação importa. Estou muito animada para começar e estou ansiosa pelas oficinas de música”, contou a aluna.
São Pedro da Aldeia é uma das poucas cidades cadastradas como núcleo de pertencimento (NUP) do Programa Ambiente jovem na região e irá abordar as ações de proteção ambiental com viés cultural. Além de oferecer aulas com técnicos ambientais e oficinas práticas sobre sustentabilidade na moda e na música, o programa visa capacitar os jovens para entrar no mercado de trabalho formal. Quem participar das oficinas será incentivado a desenvolver uma visão empreendedora para novas alternativas de geração de renda. O programa está alinhado ao compromisso do prefeito, Fábio do Pastel, de levar mais qualidade de vida para a população aldeense.
O secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, destacou que está animado para ouvir as novas ideias que vão surgir por meio do programa. “Temos projetos em andamento na cidade e todas as ideias que vocês apresentarem certamente irão agregar às nossas ações de forma muito positiva. Trabalhamos com foco na comunidade aldeense com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para nossa população”.