Alimentação saudável e variada é destaque na rede municipal de São Pedro da Aldeia

Setor de nutrição desenvolve novas opções que agradam o paladar dos alunos sem perder o valor nutricional

Prato colorido e alimentação saudável. Esse é o novo lema adotado pelo time da nutrição da Secretaria de Educação. Com o retorno das aulas presenciais, a coordenação responsável pela alimentação escolar vem concentrando esforços para implantar refeições saudáveis, diferentes e adaptadas ao paladar dos alunos da rede municipal aldeense.

Atualmente, o setor conta com treze profissionais qualificados, sendo oito nutricionistas, que auxiliam na seleção de alimentos, cardápio, manuseio adequado de produtos e levantamento de dados nutricionais, garantindo o melhor desempenho nas cozinhas das unidades escolares.

Em uma das visitas de rotina, o diretor de nutrição, Rafael Fagundes, e a nutricionista, Gitana Albuquerque, acompanharam o processo de preparação da merenda na Escola Municipal Aurelino Martins dos Santos. Assim como nas outras 41 unidades municipais, a escola localizada no bairro Colina, oferece duas refeições por dia aos 330 alunos atendidos. Gitana falou da nova cartela alimentar dos alunos que vem sendo aplicada em 2021.

“Esse ano, em especial, conseguimos realizar um cardápio muito mais diferenciado, com variedade de merenda na faixa de vinte a vinte e cinco itens, onde podemos inserir frutas, verduras, legumes e hortaliças dentro de maiores possibilidades nas refeições, destacando sempre o valor de vitaminas e minerais, sem deixar de respeitar o paladar das crianças”, disse.

Imagem: Robson Cruz

Para o diretor de Nutrição, o resultado é fruto do trabalho que vem sendo executado desde a parte administrativa até as rotas organizadas pelas nutricionistas. “Conseguimos incrementar a alimentação dos nossos alunos através de processos bem realizados com os fornecedores, até a aquisição de agricultura familiar, que permite alavancar a qualidade e tem nos trazido respostas positivas. O empenho faz com que a gente desenvolva um bom trabalho, e pretendemos prolongá-lo durante os anos de gestão. Nosso objetivo é trazer o melhor aos alunos”, comemorou Rafael.

Atualmente, a alimentação escolar conta com dez fornecedores, sendo um deles, de agricultura familiar, que contribui para ofertar uma alimentação saudável e adequada, respeitando a cultura local e hábitos alimentares. O novo e variado cardápio servido aos alunos conta com opções como omelete de espinafre, tutu de feijão, frango grelhado, filé de peixe, carne assada, estrogonofe e uma variedade de saladas e acompanhamentos. Entre as opções de lanche, também são servidas vitaminas, biscoitos, pães, frutas e sucos.

Imagem: Robson Cruz

Trabalhando na rede há seis anos, a merendeira Kátia Miranda falou da satisfação de cozinhar para as crianças e da nova variedade trazida para o prato dos alunos. “Fico feliz em trabalhar na rede municipal e fazer a merenda das crianças de São Pedro. Me sinto bem em ver o prato cheio. Eu gosto de incentivar até aqueles que têm dificuldade em aceitar algo e não deixo de oferecer até que aceitem. Esse ano, destaco o cardápio que tá maravilhoso e melhorou em questão de sabor e qualidade de saúde pros alunos. Isso é gratificante para todos nós”, falou Kátia.