Alistamento militar obrigatório deve ser feito on-line

Diante de um cenário atípico de pandemia, uma plataforma digital oferece a possibilidade segura e rápida do alistamento militar obrigatório para as Forças Armadas. Os homens que completam 18 anos de idade, até o dia 31 de dezembro de 2020, têm até 30 de junho para realizarem o alistamento militar obrigatório.  Para isso, basta acessar o site https://www.alistamento.eb.mil.br/. O endereço é válido para o alistamento da Aeronáutica, do Exército e da Marinha.

Além da opção digital, a Junta Militar de São Pedro da Aldeia continua realizando, presencialmente, o alistamento para a Marinha do Brasil. Essa inscrição presencial, no entanto, é indicada para aqueles que não possuem acesso à internet. No ato do alistamento, é necessário apresentar certidão de nascimento original, CPF, documento de identidade e comprovante de residência (contas de água, luz ou telefone) com endereço de São Pedro da Aldeia, em nome dos pais ou avós.

Fabiana Costa auxilia quem procura a Junta Militar de São Pedro da Aldeia
Foto: Renato Fulgoni

Devido às medidas preventivas para combate do coronavírus, o espaço está funcionando em horário reduzido, das 9h às 14h. O agendamento pode ser feito diretamente com a auxiliar de secretária, Fabiana Costa, nos números 22 99268 9456 (ligações) e 22 99867 1344 (WhatsApp).

Quem não se alistar dentro do período estipulado deverá pagar uma multa para regularizar sua situação e terá dificuldades em obter outros documentos pessoais necessários, como passaportes. O não cumprimento das obrigações militares também impede de assumir cargos públicos, mesmo se aprovado em concursos, e matrículas no Ensino Superior, entre outros.

SERVIÇOS DA JUNTA MILITAR ALDEENSE

A Junta Militar de São Pedro da Aldeia oferece outros serviços, além do alistamento militar presencial. O local realiza atendimentos voltados a questões como emissão de certificados de dispensa de incorporação, atestado de desobrigação, verificação da situação militar, segunda via de documentos militares, retificação de dados e segunda via de certificado de reservista, entre outros.

A Junta está localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, próximo à sede da Guarda Municipal, no centro da cidade. Informações a respeito de agendamento e outras orientações também devem ser obtidas diretamente com a auxiliar Fabiana, nos números 22 99268 9456 (ligações) e 22 99867 1344 (WhatsApp).

Junta Militar de São Pedro da Aldeia
Foto: Renato Fulgoni

CAMPANHA DE ALISTAMENTO DO EXÉRCITO

O Exército Brasileiro, por meio da Diretoria do Serviço Militar, está promovendo uma campanha de incentivo ao alistamento on-line. Confira no vídeo:

Divulgação / Exército Brasileiro