A rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia segue em evidência na Região dos Lagos. As alunas Maria Clara da Silva e Rayane Miranda, da E. Mz. Capitão Costa, venceram o concurso cultural “Portas Abertas 2024”, organizado pela concessionária de água e saneamento ProLagos. A iniciativa envolveu a produção de vídeos em formato reels de até três minutos. Também participaram as unidades municipais E. M. Francisco Paes, E. Mz. Retiro, E. M. Vinhateiro e E. M. Lucinda Franciscone.
A dupla Maria Clara da Silva e Rayane Miranda, da turma 801, recebeu a orientação da professora de ciências Priscilla Brittes. As alunas foram premiadas com um smartphone, cada, e a professora recebeu um kindle. Também estiveram acompanhando a premiação a coordenadora de Ciências, Marciele Santos, e a diretora da escola, Bruna Cirino Carvalho.
O concurso tem a finalidade de incentivar as escolas e seus alunos a refletirem sobre a importância do saneamento básico e seus impactos no meio ambiente. A produção deveria ser baseada em algum vídeo popular das redes sociais, conhecidos como “trends” ou “challenges”. As obras foram totalmente autorais, com a temática “A importância do tratamento de esgoto para a sua cidade e para preservação do meio ambiente”.
A vencedora Maria Clara falou sobre a experiência de participar do concurso e representar o município. “Participar deste projeto foi uma coisa que eu gostei bastante, uma oportunidade que adorei ter. O vídeo foi bem difícil de produzir, porque tivemos que fazer e refazer várias partes, mas conseguimos com a ajuda dos professores para nos orientar”, comentou.
Para a professora de Ciências, Priscilla Brites Xavier Marques, o empenho dos alunos é a maior premiação para os docentes. “Para nós, professores, é muito gratificante podermos ver nossos alunos empenhados e interessados em participar de um concurso desses. Também poder incentivá-los a fazer isso e ver o brilho nos olhos deles ao participar, ao acompanhar cada etapa, a expectativa e tudo mais. Então, é uma oportunidade de vê-los brilhar, de vê-los alcançar novos sonhos, novos objetivos e, para nós, é muito gratificante mostrar que eles podem conseguir o que eles quiserem”, concluiu.