Em alusão ao mês mundial da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), os alunos da E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães – Cívico-Militar, do bairro Fluminense, participaram de uma capacitação voltada para os primeiros socorros na área. As instruções foram passadas pela Organização Dicas Que Salvam Vidas, por meio do “Projeto RCP Para Todos”.
Ao todo, foram capacitadas duas turmas do 9° ano do turno da tarde, além de professores e funcionários. Todos executaram na prática as técnicas necessárias, conforme o correto sequenciamento e ritmo para a RCP.


O “Projeto RCP Para Todos” tem como objetivo qualificar cidadãos comuns em noções básicas de RCP, aumentando a capacidade de resposta imediata a emergências, além de reduzir mortes evitáveis por meio da disseminação de conhecimento prático e acessível.


A diretora da unidade escolar, Julia Tinoco, comentou sobre a iniciativa. “Essa capacitação em ressuscitação cardiopulmonar é muito importante para o desenvolvimento social de nossos alunos, é fazê-los perceber que eles podem ser atores no ato de salvar vidas, de poder salvar um amigo, um parente ou alguém próximo”, disse.