Os alunos do 8º e 9º anos das Escolas Municipais Luiza Terra de Andrade e Francisco Paes de Carvalho Filho, em São Pedro da Aldeia, participaram de uma sessão especial do documentário “Rio Una: Memórias e Resistência”, no Cine São Pedro. Após a exibição, foi realizado um debate com os alunos sobre a preservação do rio, a participação social e a visibilidade das comunidades marisqueiras e quilombolas. A equipe do filme esteve no local para responder dúvidas e debater ideias.
O coordenador de Geografia da Secretaria Municipal de Educação, Allan Hau, comentou sobre o momento. “O Una carrega em suas águas a cultura, os saberes dos antigos e o modo de vida das marisqueiras, mostrando que a natureza também fala, ensina e sente. Por isso, a educação tem um papel fundamental nesse processo: é por meio dela que aprendemos a escutar, reconhecer e valorizar essas vozes e memórias, entendendo que preservar o rio é também preservar quem somos e garantir um futuro de respeito e harmonia com o meio ambiente”, afirmou.



Para as diretoras do documentário, Carolina Mazieri e Yanieska Genaro, o momento representou um importante espaço de escuta e diálogo com os jovens. “Foi um momento valioso para refletirmos sobre a participação social, sobre o Rio Una e todos os rios que sustentam nossa região. Foi inspirador ver os estudantes se reconhecendo como parte dessa realidade, fazendo perguntas sobre como podem ajudar e percebendo que podem transformá-la, inclusive com o celular na mão, produzindo documentários, participando de associações e conselhos municipais”, destacaram.
O documentário “Rio Una: Memória e Resistência” acompanha o cotidiano de marisqueiras, pescadores, lideranças ambientais e pesquisadores, revelando a luta de uma comunidade tradicional pela preservação do Rio Una, ameaçado por poluição, desmatamento e especulação. A atividade integrou um projeto de cine debate, iniciativa do Cine São Pedro.



Pela E. M. Luiza Terra de Andrade (Campo Redondo), a inspetora de alunos, Bianca dos Santos Feliciano Nunes, os cuidadores de alunos especiais, Álvaro Santos e Hemily Fernandes, e o professor de Geografia, Thiago Tavares, acompanharam os alunos. Da E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho (Boqueirão), participaram a cuidadora de alunos especiais, Mayara, e a professora de artes, Bárbara.