Alunos da creche participam de atividade especial sobre letras do alfabeto

Os alunos da creche IV da Escola M. Rubem Arruda Câmara, no bairro Morro do Milagre, participaram de um momento de interação entre as turmas, por meio do projeto “Soletrando”. Durante a atividade, foi trabalhada a contação de história do livro “Do outro lado do muro”. Na oportunidade, os estudantes conheceram novas palavras e trabalharam a vogal A. A iniciativa foi idealizada pelas professoras Aline da Gama e Virlene Cristina Ferreira.

Foto: Divulgação | SEMED

A professora da turma, Aline da Gama, explicou o trabalho desenvolvido. “Trabalhamos um gênero textual com a contação de história do livro ‘Do outro lado do muro’, que retrata a história de dois amigos que vivem conversando um com o outro através do muro, por um aviãozinho. Focamos na letra inicial da palavra avião, a vogal A, fizemos uma sistematização no campo de experiência ‘Eu, o outro e nós’. Fizemos uma interação com as duas turmas da creche IV e abordamos a reflexão sobre a realização dos sonhos dos personagens”, comentou.

Foto: Divulgação | SEMED

A história do livro fala sobre dois meninos, o Chico, que morava em uma casa pequena e ajudava seu pai, e o Ricardo, um menino que tinha tudo que queria. Eles tinham um sonho de virar piloto, mas Ricardo achava que daria muito trabalho, enquanto Chico estudava e corria muito atrás para realizar seu sonho. Eles cresceram, Chico virou piloto, já o Ricardo não conseguiu.

Foto: Divulgação | SEMED

A professora Virlene Cristina Ferreira afirmou que a realização do trabalho foi gratificante e provocou, ainda, momentos de interação e reflexão sobre o tema entre as as turmas participantes. “Os dois meninos queriam ser piloto de avião, o Chico conquistou, pois buscou estudar e assim realizou seu sonho. Com isso, mostramos a importância dos estudos. Agora vamos dar continuidade com apresentações e confecções de trabalhos”, disse.