As ações de saúde mental, combate à dengue, saúde bucal e alimentação saudável, promovidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), chegaram à Escola Municipal Jardim Primavera, em São Pedro da Aldeia. A iniciativa contou com a participação da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Vinhateiro, profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e psicólogos da eMulti, além do apoio da Universidade Veiga de Almeida.
Durante a atividade, foi apresentada uma peça teatral “Jardim da Mente”, envolvendo as crianças em um aprendizado lúdico e interativo. A psicóloga do NASF, Nathália Lamas, explicou a proposta. “Com essa pequena encenação teatral abordamos diversas emoções, como raiva, alegria, tristeza e ansiedade, promovendo um diálogo aberto sobre os sentimentos e como lidar com eles. Aproveitamos para conversar com as crianças sobre a importância da validação de suas emoções e incentivar sua expressão saudável”, destacou.



A enfermeira Eliane Paiva Dias Oliveira também destacou a relevância da ação. “Cada vez que participo de uma atividade no colégio, mais eu compreendo a importância do Programa Saúde na Escola. Os temas são escolhidos de acordo com a necessidade da unidade, oferecendo a oportunidade de orientar nossas crianças”, comentou.
O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial da Saúde e Educação voltada a crianças, adolescentes, jovens e adultos, tendo como base a integração e articulação entre a rede básica de Saúde e unidades escolares.