A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início à programação da IV Semana do Meio Ambiente com uma atividade especial voltada aos alunos da E. M. Prof.ª Dulcinda Jotta – Cívico-Militar, localizada no bairro São João. As turmas do 7º e do 9º ano participaram do projeto “Adote uma Árvore” e plantaram mudas de graviola, acerola e ipê rosa e amarelo. A iniciativa é fruto de parceria entre as Secretarias de Educação, de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, de Meio Ambiente e Pesca e a Emater-Rio.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro participou do plantio das mudas junto aos alunos. “É importantíssimo a Agricultura estar perto para darmos mais valor a agrofloresta, que é um consórcio entre o Meio Ambiente e a Agricultura. O mais importante de tudo é trazer essa interdisciplinaridade para a escola, mostrando para os alunos essas noções de plantio. A gente plantou, hoje, árvores frutíferas e nativas, então é muito importante eles vivenciarem todos os processos, na prática”, apontou.


Junto à formadora Teresa Zambrotti, a coordenadora de Educação Ambiental, Thatiane Bittencourt, destacou a multidisciplinaridade que o projeto integra. “A nossa ideia é fazer essa interdisciplinaridade com as escolas da rede municipal e com os professores de todas as disciplinas. Então, abordamos artes, geografia, ciências, história, por exemplo. Dessa forma, conseguimos em cada área trabalhar sobre as espécies nativas, o ecossistema, a biodiversidade e outras temáticas. Dentro de uma única ação, os alunos saem da sala de aula e botam a mão na massa, transformando a teoria em prática. Essa parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura vem desde 2024 e cada vez mais ganha força, na medida que as ações são realizadas. Iremos trabalhar a Semana do Meio Ambiente por todo o mês de junho”, afirmou Thatiane.
A diretora da unidade escolar, Nazareth Ventura, acompanhou o plantio de perto e reforçou a importância das parcerias entre a escola e os projetos ambientais. “Essa parceria entre a Educação, a Agricultura, o Meio Ambiente e a Emater-Rio é maravilhosa, porque os alunos colocam a mão na terra e participam de forma concreta. Aqui na escola, a gente tem um espaço muito bom, que pode ser aproveitado, e eles vão cuidar, vão ver crescer, e isso vai criar um senso de responsabilidade. Vamos ter um projeto que cada dia da semana, uma turma vem, cuida, trabalha, então a gente vai ver que eles estão se responsabilizando pela tarefa”, comentou.


Líder da turma do 7º ano nesta semana, Gabriel Lucas e Clayton Silva, vice-líder, falaram sobre a atividade. “Achei ótimo, é legal fazer essas coisas para ajudar o meio ambiente”, comentou Gabriel. Já Ester Santos, líder de turma do 9° ano, apontou que é importante dar o primeiro passo para mudanças. Todos concordaram que a parte mais interessante será acompanhar o crescimento das mudas e os cuidados diários.
O professor e biólogo, Pablo Marques, elogiou a iniciativa de conhecimento aplicado. “É uma forma mais prática de aplicar o conhecimento. Muitas vezes, a gente precisa teorizar e falar de conceitos abstratos, então os alunos se perguntam onde vão usar. Com essas ações práticas, vemos a importância de saber sobre o solo, sobre os nutrientes e os processos que envolvem o plantio. Com isso, os conhecimentos históricos, geográficos e biológicos se integram”, ressaltou.



Durante o encontro, foram abordados temas como o futuro da agricultura no Brasil e o processo de plantio. O projeto também inclui turmas do 6º ao 9º ano, que ficarão responsáveis por cuidar das mudas. Ao longo de 2025, as turmas deverão produzir um relatório de desenvolvimento das espécies.