Os alunos da E. Mz. Manoel Moraes da Silva, do bairro Campo Redondo, estão participando de mais uma edição do Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Educação, e o 25º Batalhão de Polícia Militar. Ao todo, 135 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participam do programa.
A ação promove palestras ministradas por policiais militares voluntários em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. O principal objetivo do programa é a prevenção ao uso de drogas. O objetivo também é encorajar as crianças em idade escolar a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.


A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, falou sobre a iniciativa. “Ter a parceria do Proerd em nosso município é um ganho muito grande para nossos alunos. O conteúdo é riquíssimo e o instrutor, o sargento Júlio Morgado, realiza um trabalho incrível”, disse.
A diretora da unidade, Elisângela Rodrigues, destacou a importância da ação para os alunos da rede municipal. “É uma honra receber novamente o Proerd em nossa escola. Já tivemos essa experiência em anos anteriores e pudemos ver resultados muito positivos. Este ano não está sendo diferente: as crianças estão bastante envolvidas, gostam muito do policial Júlio, e somos gratos à Secretaria de Educação por mais uma vez contemplar nossa escola com essa iniciativa. É um projeto essencial, pois trabalha a prevenção às drogas, algo de extrema importância para nossos alunos”, comentou.


Para a professora da escola, Maria Petrúcia Vieira, o projeto traz muitos benefícios às crianças e jovens aldeenses. “Este projeto é de grande importância para os alunos e para toda a comunidade, pois contribui diretamente para a conscientização e prevenção contra as drogas entre nossos estudantes”, ressaltou.
Luis Philippe, de 11 anos, participou do projeto e também falou sobre a ação. “O Projeto Proerd é muito legal e importante porque ajuda as crianças a ficarem longe das drogas e das más influências”, destacou.