A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de São Pedro da Aldeia realizou uma roda de conversa na Escola Municipalizada Paineira, localizada no bairro Balneário, na terça-feira (23/06). A iniciativa contou com a participação dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e abordou a temática do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O objetivo foi conscientizar os estudantes sobre os direitos da criança e do adolescente, além de reforçar a importância da proteção integral durante a infância.


A psicóloga e coordenadora da pasta da Criança e do Adolescente na SASDH, Larissa Lira, destacou a importância de promover o debate dentro do ambiente escolar. “Abordar essa temática diretamente com as crianças é fundamental para que elas consigam reconhecer situações que possam configurar trabalho infantil, compreendam seus direitos e saibam identificar os caminhos para buscar ajuda e acessar a rede de proteção. A atividade também contribuiu para esclarecer a diferença entre a colaboração em tarefas domésticas adequadas à idade e situações de exploração do trabalho infantil. Além disso, o momento foi importante para esclarecer dúvidas dos alunos, promovendo um espaço seguro de escuta, diálogo e orientação”, ressaltou.
Durante a atividade, os alunos participaram de um momento de diálogo conduzido de forma lúdica e participativa, com questões relacionadas ao que caracteriza o trabalho infantil. Os palestrantes também falaram sobre os impactos no desenvolvimento físico, emocional e social, além da idade mínima permitida para o ingresso no mercado de trabalho. Foram discutidos, ainda, temas como a importância do acesso à educação, do brincar e da convivência familiar e comunitária.
A roda de conversa contou com o apoio da orientadora educacional Samira Costa e com a presença dos professores responsáveis pelas turmas, fortalecendo a parceria entre a rede socioassistencial e a comunidade escolar.
