Os alunos do 2º ano da Escola M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, visitaram, em uma aula extraclasse, a Fazenda Campos Novos, localizada no distrito de Tamoios. Os estudantes foram acompanhados pela professora da turma, Marisa Vieira, a dirigente do turno da tarde, Elizete Wilemen, e a cuidadora de aluno especial, Késia Reis. O passeio durou aproximadamente 2h e foi encerrado com um piquenique ao ar livre.
Para a professora da turma, Marisa Vieira, foi muito gratificante lembrar, de forma contextualizada, um momento histórico tão vivo na comunidade. “Foi uma oportunidade de aprendizagem e de demonstração de sentimentos, pois presenciei diversos alunos sensibilizados por lembrar-se do sofrimento de seus antepassados. Agradeço a diretora, Rafaela Muniz, que apoiou e se dispôs em resolver, de forma efetiva, os trâmites de uma aula passeio, e também a dirigente Elizete Wilemen e a cuidadora, Késia Reis, por terem abraçado comigo esse projeto que ficará marcado na vida dessas crianças”, salientou.
O objetivo principal da atividade foi a valorização histórica da formação da comunidade Quilombola, além de compreender o surgimento e a vivência dos primeiros habitantes escravizados e a luta deles no processo de formação da Comunidade Quilombola da Caveira. O local é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). O conjunto arquitetônico é do final do século XVII, composto pela casa-grande, Igreja de Santo Inácio e cemitério, nos moldes da arquitetura jesuítica do Brasil colônia.
A aluna do 2º ano, Kéren Hapuque da Silva, agradeceu pela oportunidade de conhecer a Fazenda Campos Novos. “Muito obrigada por me levar em um passeio tão especial e de tanto aprendizado”, comentou.
A atividade faz parte da proposta pedagógica da unidade escolar, pois a história do local foi estudada em sala de aula. Com a ida à Fazenda, os estudantes puderam observar um pouco da história de perto.
“Foi gratificante acompanhar os nossos alunos do 2º ano à Fazenda Campos Novos. A visita proporcionou momentos de lazer e aprendizagem sobre o local”, disse a dirigente de turno, Elizete Wilemen.