Alunos da Escola Mz. Paineira participam de encerramento do programa “Saúde Nota 10”

Os alunos da Escola Municipalizada Paineira, localizada no bairro Balneário, participaram da cerimônia de encerramento do programa “Saúde Nota 10”. A culminância foi marcada pela apresentação do espetáculo infantil “Prolaguito e a Galera da Água na aventura da preservação”, além da premiação dos vencedores do concurso de redação e desenho. Realizada com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, a atividade é uma iniciativa da Concessionária Prolagos.  Participaram da ação os alunos do 1º ao 5º ano e a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira.

Foto: Lílian Souza

De acordo com a diretora da unidade escolar, Cristiane Mota, os estudantes amaram o teatro apresentado. “Foi espetacular e, com isso, eles aprenderam mais um pouquinho. Valeu a pena ver a alegria deles e perceber que, através do projeto, nossos alunos chegam às suas casas falando sobre não gastar a água, sobre a economia, pois recebemos esse retorno dos pais. É importante saber que agora eles estão ajudando em casa”, comentou.

Alunos da Escola Mz. Paineira assistindo ao espetáculo | Foto: Lílian Souza

Abrindo a programação especial, realizada nos períodos da manhã e tarde, os estudantes acompanharam a peça, que abordou os conceitos de saneamento e sustentabilidade de forma lúdica e divertida.

Foto: Lílian Souza

Em seguida, foi a vez da premiação do concurso de redação, para os alunos do 4º e 5º ano, e de desenho, para as crianças do 1º ao 3º ano, que enfatizou os conhecimentos adquiridos durante as atividades do “Saúde Nota 10”. Os primeiros colocados ganharam uma bicicleta, enquanto os segundos garantiram uma mochila e um kit educativo e os terceiros colocados receberam o kit educativo.

Foto: Lílian Souza

O primeiro lugar do concurso de redação ficou com a aluna Maria Eduarda Mendonça, do 5º ano. Matheus Paes, também do 5º ano, e Lara Fortunato, do 4º ano, garantiram o segundo e terceiro lugar, respectivamente. No concurso de desenho, o campeão foi David de Souza do 3º ano. O segundo lugar ficou com Ryan Vagner, do 2º ano. Fechando a premiação, Ana Clara Andrade, também do 3º ano, garantiu a terceira posição.

Turma da Prolagos com a aluna vencedora do concurso de redação, Maria Eduarda Mendonça | Foto: Lílian Souza

Na oportunidade, a aluna Maria Eduarda Mendonça, de 10 anos, 1ª colocada no concurso de redação, comentou o que aprendeu com o projeto.

“Aprendi que não devemos jogar lixo nas ruas, nos rios e nos mares, que isso é errado e faz muito mal para o meio ambiente. Falei sobre isso na minha redação, que não esperava ser a vencedora. Fiquei muito feliz”, disse.

Foto: Lílian Souza

Ao final do evento, foi entregue à direção da unidade escolar um certificado de participação do programa e um banner explicativo sobre o processo de tratamento de água, que poderá ser utilizado em sala de aula.

Turma da Prolagos com o vencedor do concurso de desenho, David de Souza | Foto: Lílian Souza

O Programa Saúde Nota 10 visa abordar, de forma lúdica e divertida, a importância do saneamento, da sustentabilidade e da relação entre a água e o meio ambiente por meio de palestras interativas em salas de aula, ministradas pela representante do setor de Responsabilidade Social da Prolagos, Dayanne Moura.