Alunos da Escola Quilombola participam de plantio do jardim da unidade

Os alunos da Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, do bairro Botafogo, participaram do plantio do jardim na área externa da unidade escolar. O plantio foi uma iniciativa da Coordenação de Educação do Campo, dirigida pelo coordenador Ubirajara Ramos. O jardim foi plantado em pneus coloridos e deu vida, ludicidade e beleza ao local, que atende estudantes da Educação Infantil ao 1º Segmento.

Foto: Divulgação | SEMED

“Ver os estudantes colocando a mão na massa e empolgados com as atividades práticas é emocionante. A palavra é gratidão, pois é uma bela parceria com o coordenador de Educação do Campo, Ubirajara Ramos. Ver o carinho dele com a escola e com os nossos pequenos é realmente sensacional”, disse a diretora da unidade, Rafaela Muniz.

Foto: Divulgação | SEMED

Protagonistas na atividade, os alunos plantaram as mudas como forma de criarem uma consciência sobre a importância da preservação. Eles deixaram os cadernos e os lápis de lado e colocaram a mão na terra para fazerem o plantio do jardim na área lateral da escola e também na frente da unidade, dando continuidade à visita ao Horto Escola Municipal e às aulas sobre a temática. Foram trabalhadas, ainda, questões de reciclagem, com a utilização dos pneus.

Foto: Divulgação | SEMED

Para o aluno do 3º ano, Carlos Victor, a experiência foi muito boa. “Foi muito bacana, esse projeto já ensinou várias coisas para a gente, sobre a árvore, sobre o pau-brasil, como fazer o plantio de forma correta. Hoje fizemos o jardim, depois vamos fazer a horta e as atividades. Tudo ficou muito bonito”, afirmou.

Foto: Divulgação | SEMED

De acordo com a professora da turma, Milena Agualuza, a prática envolve tudo que está sendo ensinado dentro de sala de aula. “Tivemos o prazer de fazer o plantio do nosso jardim e é muito gratificante ver as crianças colocando em prática o que aprenderam, opinando, falando o que tem que ser feito. A empolgação na hora do plantio é gratificante e, além de tudo, trabalhamos com o resgate da cultura quilombola, que é nosso maior objetivo”, destacou.