Mais de 160 alunos da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia passaram a integrar o Programa Forças no Esporte (PROFESP) 2025. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Marinha do Brasil, que oferece atividades esportivas, educacionais e de cidadania para os estudantes da E. M Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães – Cívico-Militar (Fluminense) e E. M. Antonio Vaz da Silva (Recanto do Sol).
A cerimônia de abertura oficial contou com a presença da secretária de Educação, Danielle Corrêa, da secretária adjunta da pasta, Wânia Dias, da coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, do coordenador de Anos Finais, Allan Hau, e das diretoras municipais Júlia Tinoco e Katia Mendes, além de autoridades militares.




A secretária de Educação, Danielle Corrêa, falou sobre a iniciativa. “É com grande alegria que celebramos a inclusão desses alunos no PROFESP, um programa que transforma vidas por meio da educação e do esporte. Agradecemos às equipes das Escolas Municipais Profa. Miriam Alves de M. Guimarães e Antônio Vaz pelo compromisso e dedicação em tornar isso possível. Juntos, estamos construindo um futuro melhor para nossas crianças e jovens”, afirmou.
O programa é organizado pela Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e pelo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN). Os alunos inscritos participam de diversas modalidades esportivas, como futebol de campo, vôlei, natação, handebol, futsal, judô, além de aulas de robótica. O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, entre 6 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Também tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.





O comandante do CIAAN, Capitão de Mar e Guerra Fábio Ricardo Fonseca, destacou os benefícios entre a Prefeitura aldeense e a Marinha do Brasil. “Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento social, educacional e esportivo das crianças e adolescentes. Essa cooperação tem um impacto significativo na vida dos alunos da rede municipal de ensino, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Além dos benefícios educacionais, o programa incentiva a prática de esportes, promovendo saúde física e mental para os participantes, ajudando a combater o sedentarismo e promovendo hábitos saudáveis”, comentou.


A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, também falou sobre o programa. “A educação só tem a ganhar com o PROFESP. Os alunos contemplados amam o programa e têm suas vidas impactadas por meio das atividades e ações desenvolvidas”, comentou.