Com muito entusiasmo e sentimento de conquista, alunos da rede municipal de São Pedro da Aldeia celebraram, na quinta-feira (27/11), a formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o 25º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Cerca de 270 estudantes participaram da cerimônia, representando a E. Mz. Pequiá, do bairro Rua do Fogo, E. Mz. Paulo Roberto Marinho, do São Mateus, e E. Mz. Antonio Vaz da Silva, do Recanto do Sol.
Representando o prefeito Fábio do Pastel, o assessor especial da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, destacou a importância de os estudantes levarem os ensinamentos do PROERD para o dia a dia. “Em nome do prefeito, gostaria de agradecer e parabenizar a todos vocês. Espero que os ensinamentos tenham marcado muito a vida de todos, gostaria que cada um que participou ao longo desse período absorvesse todas as lições que aprenderam e distribuíssem para quem vocês conhecem, seus amigos, sua família ou quem mais for”, pontuou.



A secretária de Educação, Danielle Côrrea, reforçou o impacto positivo da iniciativa. “Hoje é um dia muito importante para essas três escolas. Nós, enquanto Secretaria de Educação e em nome do prefeito Fábio do Pastel, agradecemos a cada um de vocês aqui, o 25º Batalhão e ao nosso querido subtenente Júlio. Agradeço por esse trabalho exemplar que ele faz nas escolas e a toda a sua equipe também. Este é um programa importante para as nossas escolas, ao trabalhar o combate às drogas e violência, para que São Pedro da Aldeia tenha cidadãos melhores”, afirmou.
A cerimônia reuniu 270 alunos do 5º ano, além da turma do 7º ano da E. Mz. Antônio Vaz da Silva. Entre os destaques do evento esteve a premiação de redações elaboradas pelos estudantes. No 7º ano, a aluna escolhida foi Ludmila Gomes Pereira, da E. Mz. Antônio Vaz da Silva. Já no 5º ano, a aluna Lara Pinheiro Lima, da E. Mz. Paulo Roberto Marinho, foi a selecionada com o texto “Proerd me tornou uma pessoa melhor”. “O PROERD me ajudou muito. Meu padrasto era usuário de cigarro e, conversando com ele, consegui ajudar na mudança. Fiquei muito feliz ao saber que minha redação foi escolhida”, comentou Lara.





O PROERD promove palestras ministradas por policiais militares voluntários, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidade escolar. O programa tem como principal objetivo prevenir o uso de drogas e encorajar as crianças em idade escolar a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.
A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, comentou sobre a iniciativa. “Ter a parceria do PROERD em nossa rede municipal faz toda a diferença. O programa fortalece valores essenciais na formação de nossos alunos, tornando-os mais informados e conscientes”, apontou.



O instrutor do programa, subtenente Julio Morgado, reforçou o vínculo criado com os estudantes ao longo das atividades. “Finalizamos mais este curso do PROERD. Aqui, com todo o trabalho, a visita para as turmas e conhecendo as suas realidades, nós aproximamos a Polícia Militar dessas crianças para que elas possam ter um futuro melhor com responsabilidade, tomando decisões saudáveis, longe das drogas e da violência”, ressaltou.
