Alunos da rede municipal participam de atividades do programa “Saúde na Escola”

Ações em unidades do bairro São João, Jardim Soledade e Poço Fundo

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia levou ações de saúde bucal, alimentação saudável e vacinação a diversos alunos da rede municipal de ensino. As atividades são promovidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação.

As equipes de Saúde da Família (ESF) de São João I e São João II estiveram nas Escolas Municipais Jamila Motta da Silva e Dulce Jotta de Souza, onde abordaram temas como a importância da alimentação saudável e os cuidados com a saúde bucal.

Com uma abordagem lúdica, foram utilizados recursos como musicais, fantoches, fantasias, feirinha ilustrativa, distribuição de kits de escovação e degustação de frutas para incentivar o consumo de alimentos saudáveis. Os profissionais também realizaram a verificação da carteira vacinal e a aplicação de vacinas.

Já a equipe da Unidade Básica de Saúde do Fluminense realizou a verificação da carteira vacinal dos pequeninos que frequentam a Creche M. Comunitária Dona Chica (Jardim Soledade). Os profissionais da UBS Poço Fundo realizaram o mesmo serviço na Creche M. Tia Márcia, além de promover ações de saúde bucal, orientando sobre a escovação e higienização correta da boca.

O setor de Vigilância em Saúde realizou orientações de combate à dengue. A equipe de Educação Ambiental liderou uma palestra informativa sobre gestão de resíduos, reciclagem e os perigos do acúmulo de lixo, destacando a necessidade de manter o ambiente limpo para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti.

A coordenação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) aproveitou a oportunidade para parabenizar as equipes de Atenção Primária pelo esforço e dedicação ao desenvolvimento do PSE, ressaltando a importância do envolvimento da Saúde no ambiente escolar.