Alunos da rede municipal participam de competições esportivas no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval

Mais de 70 alunos da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia participaram de uma programação especial no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), localizado na Base Aérea Naval (BAeNSPA). Os estudantes participantes, da E. M. Vinhateiro, localizada em bairro de mesmo nome, e da E. M. Luiza Terra de Andrade, no Campo Redondo, fazem parte do Programa Forças no Esporte. As atividades do dia envolveram competições de cabo de guerra, corrida, futsal e queimado.

Foto: Lilian Souza

A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira, acompanhou a iniciativa ao lado da auxiliar de coordenação, Adriana Vieira. “É gratificante ver os nossos alunos participando de momentos como esse. O CIAAN tem proporcionado, através do PROFESP, um trabalho de excelência, promovendo não somente as modalidades esportivas, mas também aulas de ética e cidadania, entre outras, que já têm refletido no comportamento e conduta de muitos deles. Agradeço a parceria da Concessionária Prolagos, que nos auxiliou no transporte”, destacou.

Foto: Lilian Souza

O dia de competições teve início com a formação dos participantes, que entoaram o Hino Nacional. Os estudantes de cada escola foram divididos em três grupos, masculino, feminino e alunos menores, para competirem nas modalidades esportivas. O tradicional cabo de guerra, com equipes formadas por 10 pessoas, abriu as disputas; na melhor de três, quem ganhou foi a E. M. Luiza Terra de Andrade. O confronto seguinte foi individual e os alunos mediram forças na corrida.

Foto: Lilian Souza

O coordenador do “Forças no Esporte” do núcleo CIAAN, Capitão-tenente Viegas, falou sobre a iniciativa. “Nós reunimos as duas escolas que participam do projeto para que as crianças se conheçam e façam atividade física saudável; é uma satisfação imensa tê-los aqui novamente, ainda mais em dia de competição. Nós estamos trabalhando com eles desde que iniciaram as aulas, com atividades que trazem ensinamentos de cidadania, militarismo e civismo, além da parte de esportes. A nossa ideia é que eles façam dois anos de projeto”, explicou.

Foto: Lilian Souza

As partidas de futsal tiveram duração de 10 minutos ou vitória da primeira equipe que marcasse dois gols. Finalizando as competições, os estudantes se divertiram em um acirrado jogo de queimado. As brincadeiras foram organizadas com o objetivo de promover a confraternização, a diversão e o respeito entre as duas escolas participantes do PROFESP no núcleo CIAAN, que atende, no total, 100 alunos.

Foto: Lilian Souza

“Foi um dia muito amigável pelo modo de reunir duas turmas do programa. O que estou aprendendo aqui vou levar para a minha vida toda; são coisas impossíveis de explicar. O PROFESP mudou muito a minha vida”, afirmou a aluna da E. M. Luiza Terra de Andrade, Ana Clara Siqueira, de 12 anos de idade.

Foto: Lilian Souza

A Escola Luiza Terra foi a grande campeã e recebeu o troféu das mãos do Capitão-tenente Viegas. Na oportunidade, também foram premiados os autores das melhores redações sobre o Programa Forças no Esporte, sendo escolhido um estudante de cada unidade, e o aluno que tirou nota 10 na prova aplicada pelos instrutores.

Foto: Lilian Souza

Ellen Doria Afonso é monitora da E. M. Vinhateiro e acompanha a ida dos alunos ao CIAAN desde o início do ano. “Trago as crianças para o projeto todas as terças e quintas-feiras; na escola, estamos vendo a diferença de comportamento em relação ao respeito com os funcionários da unidade e os pais também relatam essa mudança dentro de casa. Essa é uma iniciativa perfeita da Marinha e sou a favor que o projeto continue em outras escolas também”, comentou.

Foto: Lilian Souza

O Programa Forças no Esporte – Segundo Tempo é desenvolvido pela Marinha do Brasil e conta com a parceria da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação. Os núcleos do CIAAN e da BAeNSPA beneficiam, ao todo, 300 alunos da rede municipal. Recentemente, a Secretaria aldeense e a Base Aérea Naval fizeram uma parceria para ampliar o número de estudantes participantes nesse segundo semestre para 350.

Foto: Lilian Souza

Aluna do 9º ano da E. M. Vinhateiro, Yasmin Alcântara, de 13 anos, falou sobre sua participação no PROFESP. “Estou achando muito legal participar do ‘Forças no Esporte’, é uma boa oportunidade e a gente pode levar tudo o que está aprendendo aqui para o futuro. O nervosismo foi grande para esse dia de competições, mas foi tudo cheio de alegria e muito divertido”, declarou.

O PROFESP oferece diversas atividades esportivas na sede do Complexo Aeronaval, que são realizadas no contraturno escolar. As modalidades oferecidas incluem atletismo, futebol, natação, judô, vôlei e basquete, além de aulas de inglês e almoço, entre outros. As aulas são conduzidas por militares e profissionais especializados.