Alunos de São Pedro da Aldeia participam de projeto contra bullying nas escolas 
Pesquisar

Alunos de São Pedro da Aldeia participam de projeto contra bullying nas escolas 

Coordenação de Educação Preventiva conduziu a iniciativa

Combater o bullying nas escolas e promover um ambiente harmonioso entre os alunos. Foi com esse objetivo que, durante o mês de abril, a Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia trabalhou o tema “Todos por uma Escola Sem Bullying e Violência”. Na ocasião, foram realizadas diversas ações, como palestras, roda de conversa, gincanas e  jogos educativos, entre outras estratégias. A iniciativa foi conduzida pela Coordenação de Educação Preventiva em parceria com a equipe multidisciplinar e a Patrulha Escolar da PMERJ.

A campanha passou pelas escolas da rede municipal de ensino, entre elas a E. M. Profª. Carolina Nazareth Pinheiro (São José), E. Mz. Capitão Costa (Cruz) e E. M. Vidal de Negreiros (Alecrim). A ação tem como base a Lei nº 13.633/2018, que incentiva a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), além de estabelecer ações destinadas a promover a pacificação nos espaços. 

A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, comentou sobre a iniciativa. “Entendemos que a escola deve ser um ambiente que valorize o respeito, o diálogo e a diversidade. Infelizmente, o bullying é um grande desafio nesse espaço e, por meio de atividades, dinâmicas e palestras, promovemos aos alunos uma reflexão sobre o quanto o bullying é causador de angústias e sofrimentos para todos os envolvidos, sejam os agressores, as vítimas ou os espectadores”, afirmou. 

A professora do 4º ano da E.M. Prof. Carolina Nazareth Pinheiro, Juliana Aparecida Silva da Costa Gama, ressaltou a importância de trabalhar o tema na escola. “Trabalhar bullying na escola é de extrema importância, pois nos leva a reflexão de como esse tipo de atitude causa dor e angústia a todos. Agressores, vítimas e espectadores, o silêncio não é a solução. A confiança na equipe escolar tem que ser cativada. Somos chamados para fazer a diferença para evitar e combater o bullying e não podemos inventar desculpas para nos posicionar”, comentou. 

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a palavra bullying é um termo em inglês para descrever um ato de violência física, verbal e/ou psicológica, sendo intencional e repetitiva. Tal prática está geralmente ligada ao contexto escolar e busca prejudicar a imagem de outra pessoa.  Posteriormente a isso, as ações decorrentes do bullying podem levar à alta incidência de violência nas escolas. 

O orientador educacional das unidades Capitão Costa e Vidal de Negreiros, Ubiratan Valério da Silva, elogiou o projeto. “A importância de uma palestra sobre bullying nas escolas perpassa pela  conscientização dos alunos em relação, principalmente, o que suas ‘brincadeiras’ podem causar nos seus colegas de classe é muito grande. Vale ressaltar que, atualmente, tem uma nova lei que criminaliza tal atitude”, disse. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui