Alunos de São Pedro da Aldeia plantam cerca de 100 mudas nativas no Dia da Árvore

Iniciativa de arborização foi realizada no Jardim Rosa e reuniu mais de 60 alunos da Rede de Ensino Municipal
A ação foi realizada pelas secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e de Educação, e ocorreu no Jardim Rosa | Fotos: Aline Torres Guimarães

Educar por meio do exemplo. Esta foi a ordem do dia nesta quarta-feira (21/09). Em comemoração ao Dia da Árvore, 67 alunos da E. M. Carolina Pinheiro, da E. M. Miriam Alves de Macedo Guimarães – Cívico Militar e do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Marinha do Brasil, participaram de uma atividade interativa e lúdica. As crianças e adolescentes assistiram a uma apresentação teatral de conscientização ambiental e colocaram as mãos no solo para plantarem cerca de 100 mudas de espécies nativas. A ação foi realizada pelas secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e de Educação, e ocorreu no Jardim Rosa, localizado no bairro São José.

A iniciativa cumpre a proposta do prefeito Fábio do Pastel, de ampliar a arborização do município. O Secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, reforçou a importância de conscientizar a população. “O Dia da Árvore é simbólico, mas precisamos dessa consciência o ano todo e ter essa cultura de estar sempre plantando árvores. Envolver as escolas é fundamental porque incute nas crianças a ideia de que se cada um fizer sua parte a cidade vai ficar mais arborizada. O objetivo é que cada morador abrace essa proposta. A meta é chegar em todo o município”, apontou.

As secretarias municipais envolvidas optaram por árvores nativas para a ação. Foram plantadas mudas de ipês rosas, pitangueiras, aroeiras, araças e guaquicas (árvore de restinga própria da região). Os alunos assistiram a uma apresentação teatral que falou sobre a importância de proteger o meio ambiente de forma lúdica e também tiveram o momento do lanche.

Segundo o secretário de Agricultura, Thiago Ribeiro, além das 100 mudas separadas para o evento do Dia da Árvore, outras 100 foram destinadas para o evento em celebração ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência realizado na manhã desta quarta-feira (21) na Praça Agenor Santos, no Centro. A pasta encaminhou, ainda, 45 mudas de plantas nativas para ação de plantio na Creche Dona Chica.

A pequena Sofia, de 10 anos, aluna da E. M. Carolina Pinheiro, é apaixonada por plantas e já exerce a atividade em casa. Ela ficou animada com o evento e conta que já apelidou a muda de aroeira, que ajudou a plantar. “Eu amei plantar e até dei um nome para ela, é Estela. Vou amar passar aqui em frente e ver ela crescer. O teatro foi muito bom, eu não sabia que quando o espaço está poluído, as borboletas não ficavam. Agora, sempre que ver uma borboleta, vou lembrar”, contou.

Também alunas do E. M. Carolina Pinheiro, Sarah e Maria Clara, de 10 anos, aprovaram a iniciativa e se divertiram. Elas contaram, ainda, que aprenderam que não se deve deixar água parada e que é um dever de todos ajudar a proteger o meio ambiente.

Localizado ao lado da vila de praças da Marinha, na Rua Bela Vista, o espaço foi revitalizado pela moradora Rosilany Correia em 2020 como exemplo de cidadania. Ele é mantido pelos moradores do bairro com apoio da prefeitura. Rosilany distribuiu sementes e broches para os alunos. “Desde que comecei o projeto, o objetivo sempre foi agregar pessoas e falar sobre coletividade, por isso ter as crianças aqui hoje e a presença das secretarias municipais e do PROFESP, da Marinha, é fundamental. Uma planta é um patrimônio e tentamos educar pelo exemplo. Todo esforço é válido”, ressaltou.

A gestora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Aline Beatriz, destacou que é de São Pedro da Aldeia e quando surgiu a possibilidade de ampliar a arborização no município, ficou muito contente. Ela ressaltou também que a área escolhida e o entorno serão beneficiadas com o plantio de árvores, pois inibem até mesmo o descarte irregular de resíduos nestes locais, além de oferecerem mais sombras e qualidade de vida aos moradores do bairro. Os assessores da pasta, Messias dos Santos Valadares e Geraldo Gonçalves atuam diariamente nas ações da secretaria e reforçaram a importância ambiental do projeto, que visa criar parques naturais ao longo do município.

Os alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Marinha do Brasil que participaram do evento são também estudantes da E. M. Miriam Alves de Macedo Guimarães – Cívico Militar.