Alunos de São Pedro da Aldeia se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Encerramento aconteceu nesta quarta (12), no município de Cabo Frio

Os alunos da rede municipal de São Pedro da Aldeia se formaram, nesta quarta-feira (12/07), no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A formatura aconteceu no município de Cabo Frio e envolveu as unidades E.M. Profª Maria da Glória dos Santos Motta, do bairro Praia Linda, E.M. Profª Carolina Nazareth Teixeira, da Estação, e E.M. Vital Brasil, da Ponta do Ambrósio, além de estudantes de Cabo Frio e Arraial do Cabo. A secretária adjunta de Educação, Wania Dias, a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, e diretores da rede municipal de ensino também participaram do evento.

As aulas do Proerd começaram no início de 2023, para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, nas três unidades escolhidas da rede de ensino aldeense. Durante a formatura, foram premiadas as melhores redações acerca do tema “O que eu aprendi com o Proerd?”. Os alunos vencedores receberam tablets e lousas digitais, além de uma moção de aplausos de todos os presentes.

A secretária adjunta de Educação, Wania Dias,  ressaltou a importância do Proerd para a educação do município. “O programa tem como objetivo a valorização da vida, o fortalecimento da cultura da paz e a busca de uma sociedade segura e saudável. A certificação do Proerd aos alunos da rede municipal de ensino foi magnífica. Nossos educandos receberam instruções de excelência e isso foi nítido nas redações e na integração das turmas”, falou.

Foto: Renan Freitas

Para a coordenadora de Educação Preventiva do município, Maria Regina Rosa, a iniciativa tem um impacto positivo na vida de cada aluno participante. “A cada formatura podemos ver o quanto o programa faz a diferença na vida dos nossos alunos. O nosso município agradece pela parceria e parabeniza o instrutor policial militar Júlio Morgado por toda dedicação e comprometimento”, disse.

A aluna da E.M Profª Maria da Glória dos Santos Motta, Emily Vitoria, participou do projeto e destacou o que mais gostou de aprender após a formatura. “Gostei de participar do Proerd porque eles nos ensinam a não usar coisas erradas e a não aceitar nada de estranhos. Também nos mostraram o perigo de usar bebida alcoólica. Foi muito bom aprender e vou levar essa lição pra vida toda”, contou.

A diretora da E.M Vital Brasil, Carmem Lucia Motta, também falou sobre o programa. “O Proerd aborda junto aos alunos assuntos por vezes nunca discutidos por responsáveis em casa. Que esse projeto avance sempre, pois as informações que chegam através dele aos nossos alunos são de grande ajuda na formação cidadã”, finalizou.

Confira os alunos da rede municipal vencedores do concurso de redação do Proerd:

E.Mz.Vital Brasil – Turma 500 – Amanda Cristina Araujo de Oliveira/ Turma 501: Felipe Ferreira Costa Filho

E.M. Profª Maria da Glória – Turma 501: Maria Clara Souza Lima.

E.M Profª Carolina Nazareth – Turma 500: Elise Fraga Dutra/ Turma 501: Pedro Henrique Gomes Ribeiro/ Turma 502: Mirella Soares das Chagas