Alunos do bairro Praia Linda participam de palestra sobre consequências do uso de drogas

Os alunos do 7º ao 9º ano da Escola Municipal Maria da Glória Santos Motta, no bairro Praia Linda, receberam uma palestra do Programa pela Vida sem Drogas (PROVIDE), que abordou as consequências do uso de drogas. A iniciativa faz parte do projeto da Coordenação de Educação Preventiva “Como vai você?”. A coordenadora da pasta, Maria Regina Silveira, esteve presente durante a ação, que teve participação de 170 estudantes.

Foto: Divulgação

O diretor da unidade escolar, Jandir Lessa, falou sobre a iniciativa. “O grupo PROVIDE chega à nossa escola em um momento muito importante, em que os nossos alunos estão encerrando as atividades do ano letivo, além de ser um período em que eles ficam vulneráveis. Todas as ações são sempre bem-vindas e falar sobre drogas é oportuno em qualquer ocasião. Agradecemos demais por esse trabalho feito de forma voluntária e com tanto carinho. A conscientização que é feita a partir disso é o grande diferencial na vida desses alunos, que se envolveram na palestra e na dinâmica”, destacou.

Foto: Divulgação

O Programa pela Vida sem Drogas é uma instituição filantrópica de caráter cristão que, desde 1996, realiza um trabalho social na área da dependência química, atuando na prevenção e tratamento da causa. A equipe técnica é formada por conselheiros, psicólogo, assistente social e colaboradores, que trabalham em conjunto tanto na área da prevenção, quanto na recuperação de dependentes químicos.

Foto: Divulgação

Na ocasião, os representantes promoveram uma dinâmica com os alunos, com perguntas verdadeiras e falsas sobre a palestra ministrada, e mostraram o estado de um fígado após o consumo contínuo do álcool. Também houve apresentação de uma peça teatral sobre a temática.

Foto: Divulgação

A aluna do 8º ano, Jhuly, afirmou que a palestra foi muito produtiva e interessante, pois a escola está localizada em uma área onde existe o uso de drogas e o consumo de álcool de forma significativa. “A parte da dinâmica foi ótima, pois os alunos puderam ter noção de como é entrar no mundo das drogas. Se todas as escolas e alunos tivessem informações como essas, tenho certeza que muitos não estariam e passariam pelo o que passam”, disse.

Foto: Divulgação

As palestras do PROVIDE já percorrem as escolas municipais Capitão Costa, na Cruz; Retiro, em bairro de mesmo nome; Professora Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João; Vinhateiro, em bairro de mesmo nome; e Paineira, no Balneário. O programa teve participação, ainda, no evento destinado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendendo as escolas Antônio Rodrigues dos Santos, no Porto do Carro; Luiza Terra de Andrade, no Campo Redondo; Francisco Paes de Carvalho Filho, no Boqueirão; e José Guimarães, no Porto da Aldeia.

Foto: Divulgação

O estudante do 9º ano, Cauã Revelles, falou sobre a palestra. “É importante para nós que somos jovens sabermos as consequências de nossas escolhas. A palestra foi uma forma de prevenção, aprendi coisas relacionadas ao álcool e sobre como fica o fígado de quem usa. Se usarmos, será algo ruim para nós mesmos”, afirmou.