Alunos do EJA participam de programação alusiva ao mês da mulher

Atividades também integraram a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de São Pedro da Aldeia participaram de uma programação alusiva ao mês da mulher e à Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, em cumprimento à Lei 14.164/21. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, envolveu os estudantes da E. M. Antônio Rodrigues dos Santos (Anos Iniciais), localizada no bairro Porto do Carro, E. Mz. José Guimarães (Anos Iniciais), no Porto da Aldeia, e E. M. Luiza Terra de Andrade (Anos Finais), no Campo Redondo.

A coordenadora da EJA, Renata Castro, falou sobre a iniciativa. “Enquanto educadores precisamos colaborar para a transformação de atitudes, ampliação do conhecimento, combater discriminações, denunciar violência moral, física e sexual ainda sofridas pelas mulheres. As escolas da Rede Municipal de Ensino têm incorporado o tema no currículo escolar e trabalhado o mesmo de maneira integrada nos diversos Componentes Curriculares por meio de projetos e em colaboração com toda equipe e comunidade escolar”, destacou.

A E. M. Luiza Terra de Andrade promoveu o projeto “Mulheres em Ação”. A iniciativa trabalhou de forma interdisciplinar os componentes curriculares de Matemática, História, Educação Física e Língua Inglesa, nas turmas da modalidade da EJA, a partir dos temas conhecimento feminino, conhecimentos gerais e futebol feminino. Foram promovidos momentos de conhecimentos e experiências lúdicas durante as aulas.

Já na E. Mz. José Guimarães foram realizadas atividades em homenagem ao mês da mulher e sua representação. A escola abordou de forma especial o seu público-alvo: as mulheres e a representação histórica da mulher de ontem e de hoje. A programação contou com exposições de vídeos, rodas de conversas e dinâmicas motivacionais.

Fechando as ações na EJA, a E. M. Antônio Rodrigues dos Santos realizou uma homenagem para todas as mulheres com o apoio de profissionais da comunidade. Na ocasião, foi oferecido um dia de beleza e saúde para as alunas e funcionárias da EJA.

Participação da programação na E. M. Antônio Rodrigues dos Santos