Os estudantes da Escola Mz. Lucinda Franciscone de Medeiros, no bairro Porto do Carro, participaram de uma aula de campo interdisciplinar, uma trilha interpretativa, guiadas pelos guardas ambientais, Tassio e Gabriel, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba, no município de Arraial do Cabo. O local faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol.
Acompanhados dos professores de Ciências, Ana Carolina Travassos e de Geografia, Leandro Pereira, a ação teve como objetivo promover a Educação Ambiental, levar conhecimento dos biomas e geografia local, a prática com transect e quadract, da metodologia científica, além dos apontamentos sobre geoprocessamento e o estudo dos grupos de plantas e identificação de solo. Na ocasião, os estudantes também visitaram a Praia do Pontal.
Segundo a professora de Ciências, Ana Carolina Travassos, é preciso acreditar na educação, aprender o que se vivencia é muito significativo para o educando “Acredito que a ciência é viva e próxima, por isso, as aulas de campo, com contato com a natureza, vendo de perto e tocando no que está nos livros, é algo que desperta. É diferente e transformador na memória dos educandos, pois assim, os alunos se tornam atores das próprias histórias que vivenciam. Acredito em uma educação significativa e verdadeira”, destacou.
A iniciativa contou com o apoio da equipe diretiva da unidade escolar, da orientadora Educacional, Vania Gonçalves, da supervisora pedagógica, Elcia Ribeiro e da professora de Língua Portuguesa, Maria Aparecida Cabral.