Alunos do Porto do Carro participam de roda de conversa em prol do “Setembro Amarelo”

Os estudantes do 8º e 9º ano da Escola Mz. Lucinda Franciscone de Medeiros, do bairro Porto do Carro, participaram de uma roda de conversa sobre a importância da campanha de prevenção do suicídio “Setembro Amarelo”. Mediado pelos psicólogos Samira Sales e Pedro Rogério Ferreira, o bate-papo teve como tema “Prevenção à automutilação e ao suicídio”. Participaram da iniciativa a diretora da unidade escolar, Fabiana Tófano, a supervisora pedagógica, Elcia Ribeiro, a orientadora educacional, Vânia Gonçalves, e a professora, Ana Cláudia.

Foto: Divulgação | SEMED

Os psicólogos abordaram temáticas como ansiedade, depressão, bullying e outros transtornos que podem contribuir para o suicídio. “Se alguém estiver passando por algo semelhante, procure a ajuda de um profissional da área de Psicologia ou atividades prazerosas, como o esporte e a dança, para ocupação da mente em busca do bem-estar na sua rotina”, alertou o psicólogo, Pedro Rogério Ferreira.

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre o tema e divulgar o assunto, alertando a população sobre a importância dessa discussão. Na ocasião, foi mencionado sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV), que funciona 24 horas, através do telefone 188, com o apoio emocional e prevenção do suicídio.

A orientadora educacional, Vânia Gonçalves, falou sobre a ação. “Foi um momento de muita informação e troca. Tiveram perguntas, respostas compartilhadas e demandas vividas pelos alunos. Foi uma pauta sensacional, os alunos ouviram e também desabafaram sobre seus medos e frustrações durante o período da adolescência”, disse.