Alunos do Projeto Defesinha participam de atividades de educação ambiental

A segunda semana de atividades do Projeto Defesinha começou na Praia do Pontal, localizada no município de Arraial do Cabo. Nesta terça-feira (14), o projeto educacional da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia promoveu uma palestra com a ONG Mar Sem Lixo sobre a preservação do meio ambiente. Em seguida, os alunos participaram de um mutirão de limpeza na praia. A programação continua nesta quarta-feira (15), com uma visita à Praia das Conchas, em Cabo Frio.

Foto: Renato Fulgoni

O coordenador-geral da Defesa Civil, Marcus Dothavio, falou sobre o dia. “Iniciamos com o pé direito a segunda semana do projeto, desenvolvendo uma palestra de educação ambiental; conscientizar esses jovens sobre a preservação do meio ambiente é um dos nossos objetivos. A criançada se empenhou no mutirão de limpeza, fiquei muito feliz pelo trabalho. Nossos alunos serão os protetores da natureza no futuro”, comentou.

Foto: Renato Fulgoni

A palestra de educação ambiental foi ministrada pelo presidente da ONG Mar Sem Lixo, Roberto Ramos. O trabalho coletivo para retirada de lixo começou logo em seguida. No mutirão de limpeza, as crianças do pelotão “Defesinha” ficaram responsáveis por recolher tampinhas e os outros alunos pegaram outros tipos de material. Foram retirados lixos de todos os tipos, entre eles espetinhos, garrafas, latas, cadeiras de praia quebradas e bolsas.

Foto: Renato Fulgoni

“A gente vem trabalhando essa questão da limpeza dos oceanos, então é muito importante participar dessa ação porque é o futuro da turma do Defesinha que estamos colocando em perigo. Em 2019, nós tiramos quase 40 toneladas de lixos das praias e lagoas. Temos que passar essa ideia e verdade do que está acontecendo no planeta para essa turminha, porque a consequência é toda deles. Esse projeto é fora de série e nós precisamos, cada vez mais, pegar essa turma, direcionar e ensinar as coisas boas da vida”, destacou o presidente da ONG Mar Sem Lixo, Roberto Ramos.

Foto: Renato Fulgoni

Em 2020, o projeto “Defesinha” conta com a participação de 300 crianças e adolescentes, com idade entre 04 e 14 anos, incluindo alunos com necessidades especiais, além de monitores voluntários.

Foto: Renato Fulgoni

O projeto educacional da Prefeitura de São Pedro da Aldeia busca proporcionar atividades de cidadania e promover cultura, integração e inclusão social. O encerramento, com formatura, está previsto para acontecer no dia 30 de janeiro.