Alunos vencedores da Gincana “De Olho no Óleo” visitam Museu do Amanhã

Como prêmio pela vitória na Gincana “De Olho no Óleo”, um grupo de 35 estudantes do 6º ao 8º ano da Escola Municipal Dulcinda Jotta Mendes, do bairro São João, realizou uma visitação ao Museu do Amanhã, no município do Rio de Janeiro. A atividade foi acompanhada pela diretora adjunta da unidade, Maria Lucivânia dos Santos, pela orientadora Educacional, Alexandra Regina de Souza, pela auxiliar de secretaria, Carla do Nascimento, e pelo professor de Ciências, Atila Melo. A iniciativa foi uma realização da Concessionária Prolagos, em parceria com a Secretaria de Educação aldeense.

Foto: Divulgação | SEMED

Para a diretora adjunta da unidade escolar, Maria Lucivânia dos Santos, o passeio foi muito produtivo. “Nossos alunos gostaram dos lugares que visitaram. Eles assistiram várias apresentações no Observatório Nacional, onde se divertiram bastante. Foi importante conhecer como são os cientistas, os jovens ensinando as atividades e os experimentos”, destacou.

Foto: Divulgação | SEMED

Durante a visita, os alunos vivenciaram a interatividade digital que os locais proporcionam, com painéis sensíveis ao toque, sons, luzes e sensações corporais que tornaram a experiência única, mesclando o digital, o virtual e o humano em todos os ambientes. No espaço, os estudantes participaram de diversas atividades interativas. Na ocasião, os alunos também conheceram o Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação | SEMED

A aluna do 6º ano, Sara da Costa, falou sobre a experiência.“Eu gostei muito do Museu do Amanhã, fiquei impressionada com algumas coisas que vi lá. No Observatório Nacional tinham coisas ligadas à gastronomia, eu gosto muito. Foi tudo incrível, adorei o passeio”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

A Gincana “De olho no óleo” visou educar crianças e familiares sobre os danos que o produto causa quando é despejado incorretamente na rede de esgoto, como o entupimento dos canos da rede e a atração de pragas que podem causar doenças. O projeto teve o objetivo de conscientizar estudantes da rede pública municipal sobre a coleta correta do óleo de cozinha usado em casa. Ao todo, a unidade arrecadou, aproximadamente, 710 litros de óleo.