Ambulatório de Saúde Mental promove roda de conversa com agentes da Patrulha Maria da Penha

Atividade busca oferecer acolhimento e apoio aos servidores

A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia, por meio do Núcleo de Atenção à Violência Intrafamiliar (NAVI), realizou a primeira roda de conversa com os agentes da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal. O encontro aconteceu no Ambulatório de Saúde Mental, no Centro.
A oficina terapêutica foi conduzida pela psicóloga Fernanda Pereira Cordeiro Araújo e pela assistente social Viviane Ambrósio Guimarães, do NAVI. Um de seus principais objetivos da iniciativa é acolher as demandas de sofrimento e apoiar os agentes que lidam diretamente com diversos tipos de violência intrafamiliar no município.
Coordenador do Ambulatório de Saúde Mental e do NAVI, Alessandro Barbosa falou sobre a ação. “Cuidar dos agentes que integram a Patrulha Maria da Penha significa acolher para cuidar das demandas de sofrimento em Saúde Mental de quem está diretamente ligado aos casos de violência no nosso município”, comentou.
Pioneiro na região, o Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar é composto por psicólogos e assistentes sociais, sendo um dispositivo de acolhimento e tratamento. Todas as pessoas envolvidas no contexto de violência intrafamiliar, caracterizada pela agressão física, sexual e psicológica entre pessoas de um mesmo ambiente de convívio, seja social ou familiar, podem ser acolhidas e tratadas no NAVI, desde a vítima até o agressor.