Search

Amor ao cuidado: as narrativas das enfermeiras aldeenses sobre os desafios em tempos de pandemia

Nesta quarta-feira (12), é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem; ciência que une empenho e superação

O dicionário on-line de português define o enfermeiro como profissional da área da saúde que tem como papel “cuidar dos pacientes”. Nesta quarta-feira (12), é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, ciência que tem como prioridade a prestação de assistência, prevenção e promoção da saúde. Além da competência técnica, a atuação dos enfermeiros revela o lado humano e afetivo da área. Em tempos de pandemia, a importância da profissão é ressaltada pela resiliência frente à doença e às exaustivas jornadas de trabalho. 

Empenho, dedicação e desafios: os relatos das enfermeiras aldeenses mostram a força do ofício que tem como premissa o amor ao cuidado. 

Leilamar
Leilamar de Oliveira | Foto: Arquivo pessoal/PMSPA

A primeira vacinada contra a Covid-19 no município, a técnica de enfermagem Leilamar Eurídice de Oliveira, de 57 anos, afirma que o amor pela profissão e pela cidade é o pilar para seu desempenho na saúde pública. 

“Se precisar, eu trabalho de graça, porque amo o que faço. Eu fui a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 pelo meu tempo de trabalho na Secretaria de Saúde. Trabalho há 33 anos aqui na cidade, servi no pronto-socorro por 28 anos e, após concurso público, assumi outras responsabilidades na rede de saúde. Nesse tempo, sempre estive presente no Hospital Missão de São Pedro. Já trabalhei em vários setores e enfrentei muitos desafios. Hoje estou na vacinação, fazendo tudo sempre com muito amor porque faço pelo meu povo, tão sofrido e que precisa de um pouco de carinho, uma palavra de incentivo”, diz. 

A secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, parabenizou toda a categoria e reforçou a parceria dos profissionais com a gestão municipal. “Venho expressar o meu agradecimento a todos profissionais nesta data tão importante. Vocês são fundamentais na nossa rede de atendimento. Cada dia mais vamos precisar dessa parceria produtiva, profissional e dedicada. Que Deus abençoe a todos vocês. Juntos, vamos continuar fazendo uma saúde de qualidade. O nosso município precisa disso”.

Angela
Ângela Maria | Foto: Arquivo Pessoal/PMSPA

Enfermeira há 37 anos, Ângela Maria Santa Barbara Cerqueira atua na Coordenação de Imunização aldeense. A profissional aponta o desafio de uma das campanhas de vacinação mais complexas de sua carreira. Angela destaca a participação e o apoio dos colegas enfermeiros, técnicos de enfermagem e colaboradores administrativos, como nunca visto em uma campanha de vacinas.

“Trabalho em São Pedro da Aldeia há mais de 24 anos. A pandemia modificou toda rotina de nossos trabalhos. Estamos hoje diante de um quadro novo em nossa profissão, muito trabalho, cansaço, estresse. A enfermagem requer atenção, pois lidamos com vidas. Também requer muito carinho e amor, já que estamos cuidando de pessoas sensíveis pela patologia, que estão passando por momentos delicados. Enfim, a enfermagem acaba tornando-se multidisciplinar. Eu amo minha profissão e amo ainda mais o que faço todos os dias, que é cuidar do próximo”, contou Ângela.

O prefeito, Fábio do Pastel, destacou o serviço de excelência oferecido pelos profissionais da área. “Quero trazer a vocês meu muito obrigado por todo carinho e dedicação. Recebo sempre muitos elogios dos moradores que são atendidos pela rede municipal de saúde, e venho dizer: contem comigo. Meus parabéns não se limitam a data de hoje, mas se estendem a todo o belo trabalho executado no município”.

A técnica de enfermagem Marilda Ferreira da Silva dedica-se ao município desde 1987 e se orgulha do ofício escolhido. Ela aponta, ainda, a relevância da população seguir as medidas de contenção à doença, para que, em breve, todos possam voltar a abraçar aqueles que amam.

“Tenho muito orgulho da minha profissão, sempre faço com muito amor, responsabilidade e dedicação. Agradeço a Deus pelo dom que me deu, que é de amar, cuidar e servir. Estamos vivendo um período de pandemia, o qual tem sido muito difícil, não só pra mim, mas para todos nós, profissionais da área de saúde. No momento não sabemos o que acontecerá conosco, temos que nos privar para não nos contaminarmos e não contaminar a quem amamos. Temos, ainda, que cuidar daqueles que num momento tão difícil precisam de nós. É triste não saber como ficará, o que nos espera e tudo isso dá medo, mas eu creio que vai passar. Nós vamos vencer esse período. E nós voltaremos a nos abraçar e a estar juntos dos nossos familiares, nossos amigos e poderemos dizer que já passou”.

Foto: Arquivo Pessoal/PMSPA

“Temos que nos privar para não nos contaminarmos e não contaminar a quem amamos. Temos, ainda, que cuidar daqueles que num momento tão difícil precisam de nós.  Vamos vencer esse período e voltaremos a nos abraçar”.

Técnica de enfermagem há 34 anos no município, Marilda Ferreira da Silva.

A diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira, lembra do recrutamento de voluntários no início da vacinação contra a Covid-19 na cidade, momento em que muitos profissionais atuaram por amor à profissão. “Era muito lindo de ver os enfermeiros e técnicos trabalhando com empenho somente por amor e por vontade de fazer a diferença nesse momento tão complicado para a área. É por isso que eu amo, sempre amei e sempre vou amar a enfermagem. É uma categoria muito especial”, disse. 

Ivone
Ivone Santos | Foto: Arquivo Pessoal/PMSPA

Da rotina movimentada da capital para a zona rural de uma cidade pequena, Ivone Silva de Souza Motta dos Santos narra as adversidades enfrentadas ao longo da carreira. 

“É muito satisfatório estar na linha de frente, vacinando a população, mesmo que isso signifique deixar minha família. A minha escolha pela enfermagem se deu porque gostava de cuidar das pessoas. Trabalhei em grandes hospitais do Rio de Janeiro, passei em concurso e me mudei para São Pedro da Aldeia. Foi quando me deparei com um novo desafio: trabalhar na zona rural, no bairro Cruz, algo que nunca tinha visto e onde adquiri novos conhecimentos. Tive a percepção de novos momentos, principalmente em uma Unidade Básica de Saúde, local de eterno aprendizado, porque o público-alvo é diferente e ter vivenciado isso foi muito bom pra mim. Agora, passados tantos anos, deparei-me com a pandemia de coronavírus, porém como a enfermagem é um grande fogo dentro de nós, não ficamos parados e enfrentamos as adversidades, aprendendo com o dia a dia. Muda a dinâmica, mas o trabalho e a satisfação permanecem. Precisamos de paciência e empatia, porque enfermagem é dedicação”. 

A coordenadora de Enfermagem da cidade, Cristina Amaral, ressaltou o empenho dos colegas de profissão que atuam no município, especialmente neste momento de enfrentamento ao coronavírus.  

“Quero agradecer primeiramente a Deus e a cada um de vocês pelo esforço e dedicação que colocam diariamente no trabalho. Vocês são prova de que o sucesso se alcança através do talento, determinação e trabalho árduo. Cada um contribui para o bom funcionamento da equipe, permitindo assim que os projetos sejam realizados. Todos estão de parabéns pelo trabalho de excelência realizado e o espírito de união”. 

A secretária executiva de Atenção Básica, Izilda Maria N. Amaro de Souza, reforçou a disposição dos profissionais na rotina que exige tanto de cada um. 

“Essa semana é toda nossa. Parabéns a todos profissionais de enfermagem! Exercemos a nossa profissão com orgulho, pois conseguimos amenizar as dores dos outros com muito amor. Nós fazemos um mundo melhor porque ser enfermagem é uma dádiva”, celebra Izilda.

Fotos: Arquivo Pessoal/PMSPA

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui