Apoio Domiciliar de São Pedro da Aldeia deve ser acionado pelo 192

Serviço presta primeiros socorros exclusivamente na casa do paciente de maneira técnica e qualificada

Os moradores de São Pedro da Aldeia, que precisem receber primeiros socorros dentro do próprio domicílio, têm à disposição o serviço de Apoio Domiciliar. O Serviço garante o acesso do paciente que esteja em risco iminente de vida, conduzindo até uma unidade de pronto-atendimento, funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana. Quem necessitar do atendimento, que é exclusivo à assistência domiciliar, deve acionar o número 192.

É importante destacar que o 192 não atende usuários em estabelecimentos comerciais, em vias públicas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), dentre outros.

O 192 funciona, também, como a retaguarda para todos os pacientes cadastrados no programa do Melhor em Casa, dando todo o suporte dentro do Município.

A Equipe do Apoio Domiciliar é composta por 14 técnicos de enfermagem, seis enfermeiros e quatro condutores. Os profissionais atuam de forma contínua em escala, garantindo atendimento 24h por dia.

No 192 também são oferecidas orientações em situações de emergência, acalmando a vítima e conduzindo os procedimentos pertinentes de maneira exata. Desatacamos também que na maioria dos casos, o atendimento é resolutivo, evitando a ida do assistido ao pronto-socorro e às unidades de pronto atendimento de urgência e emergência. Vale ressaltar que casos de trotes para serviços de emergência são considerados crimes, de um a seis meses de detenção.

O Apoio Domiciliar também realiza a desospitalização, que é a retirada do usuário do ambiente hospitalar para tratamento contínuo no conforto de casa, porém sempre com o acionamento do Programa Melhor em Casa.