A sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Pedro da Aldeia foi tomada pelo clima junino na terça-feira (22/07), durante a primeira edição aberta ao público do Arraiá do CAPS. O evento contou com uma programação recheada de brincadeiras típicas, como bingo e pescaria, além da tradicional quadrilha protagonizada por usuários e funcionários, ao som de clássicos do São João.



A coordenadora do CAPS, Jaqueline Fernandes, destacou a importância da iniciativa. “Esse é um dia muito especial para o CAPS, para os usuários e nossos funcionários. Afinal, é um momento de integração com a sociedade, como é para nós que lutamos para desmistificar os estereótipos. Esta foi a primeira vez que abrimos o Arraiá para o público. Queremos mostrar como o trabalho com a saúde mental tem dado certo com a convivência e quanto este tratamento é positivo”, afirmou.
Assim como em todo Arraiá, não faltaram brincadeiras tradicionais como bingo, pescaria, boca do palhaço e rabo do burro. Todas as atividades garantiram a diversão dos participantes e renderam prêmios, como panos de prato pintados pelos próprios usuários do CAPS, garrafa térmica, necessaire, kit de higiene bucal e cesto decorativo.


Usuário do CAPS há dois anos, Bruno Coelho ressalta que o espaço é ideal para resgatar convívios. “É interessante porque vemos uma diversidade muito grande e tantas doenças sendo abordadas de forma diferente. E os arraiás sempre são feitos com o intuito de trazer o que é a realidade do CAPS, mas também trazer aquele convívio social que a gente perde devido a alguns problemas que temos. Então esse arraiá é uma forma de a gente se incluir na sociedade de forma bem democrática”, declarou.
Além de auxiliar seus usuários, o CAPS também ajuda as famílias. Evangelina de Souza é mãe de Jeniffer de Souza, de 29 anos. “Aqui ela consegue relaxar, ter mais carinho das pessoas que estão aqui com ela, consegue socializar e falar. A Jeniffer é atendida há oito anos e o tratamento está sendo um diferencial muito grande. O arraiá daqui é sempre maravilhoso, muito bem organizado, a minha filha fica ansiosa para chegar e se divertir”, disse Evangelina.


