Search

Arte e emoção marcam o Dia da Performance 2025

Evento reuniu alunos da Escola de Artes Municipal de São Pedro da Aldeia

O palco do Teatro Municipal Dr. Átila Costa foi tomado pela arte, pelo talento e pela emoção durante mais uma edição do Dia da Performance, promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Cultura. O evento reuniu familiares, amigos e admiradores da arte para prestigiar as apresentações dos alunos da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes.

O secretário de Cultura, Thiago Marques, destacou o trabalho da equipe da Escola de Artes e o empenho dos alunos. “O Dia da Performance é um espaço de valorização da arte e dos nossos talentos locais. Ver a dedicação e a coragem desses estudantes no palco nos enche de orgulho e mostra que a cultura aldeense segue em pleno crescimento”, afirmou.

Ao longo da programação, o público se encantou com performances de dança, música e teatro, apresentadas nas categorias Infantojuvenil e Adulto, nas modalidades Solo e Grupo. Cada apresentação foi recebida com entusiasmo e muitos aplausos pela plateia e pelo corpo de jurados.

A mesa de avaliação foi composta por nomes de referência no cenário cultural: o regente da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goés; o artista plástico Roger Suriani; o diretor e produtor cultural, Nelson Yabeta; a professora e diretora do Centro de Movimento RR&V, Renata Rangel; e o ator e diretor, Rodrigo Sena.

O regente da Orquestra Sons da Aldeia e jurado do evento, Jorge Rafael Goés, celebrou o momento. “Foi uma experiência incrível. Minha primeira vez participando da banca de avaliadores e agradeço à Escola de Artes pelo convite. Mas a avaliação não era a parte mais importante do dia e, sim, a performance de nossos artistas aldeenses. Que se reforce isso: artistas da nossa São Pedro da Aldeia. Mostrando que nossa cultura está no caminho certo, trabalhando em prol de nossos artistas locais e talentos da cidade”, pontuou.

A diretora interina da Escola de Artes, Giselle Ruiz, enviou uma mensagem que foi lida ao público durante a programação. “O Dia da Performance não é apenas um evento. É um lugar onde vemos autodescobertas acontecerem, onde talentos florescem, onde a timidez se transforma em coragem e a arte toma voz”, destacou.

Fotos: Thiago Ruivaco/SEMUC PMSPA

Os primeiros colocados receberam troféus como forma de reconhecimento, enquanto todos os participantes foram agraciados com certificados e medalhas pela dedicação. O evento também contou com apresentações especiais do Ballet Municipal, da Companhia de Teatro Municipal e dos artistas convidados Luwa Balogun e Fabiano Aciolly, que enriqueceram ainda mais a programação com números de dança.

Instrutora de teatro da Escola de Artes e coordenadora da Companhia de Teatro Municipal, a atriz e arte-educadora Anna Fernanda Corrêa destacou o caráter autoral das apresentações. “Vimos brilhar no palco a assinatura artística de cada aluno e, nas coxias, o companheirismo e a generosidade. Para os alunos, é um espaço de experimentação e criação; para a Companhia, foi uma oportunidade de compartilhar com o público o início do estudo da nossa nova criação, Piquenique no Front, do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal”, contou.

Fotos: Thiago Ruivaco/SEMUC PMSPA

A coordenadora Anna Fernanda emocionou o público ao prestar uma homenagem ao Dia do Artista de Teatro, celebrado em 19 de agosto, com a leitura de um texto de sua autoria. A edição de 2025 do Dia da Performance reforçou o compromisso da Secretaria de Cultura e da Escola de Artes em valorizar a arte local, promover o protagonismo estudantil e celebrar a criatividade e o talento aldeense.

Confira a relação dos vencedores do Dia da Performance 2025:

Categoria Infantojuvenil
• Teatro (Solo): Sarah Badui.
• Teatro (Grupo): Vinícius Mundsteins, Ana Júlia Aquino, Miguel Trotte, Mayara Trotte, Eduardo Faggion, Helena Faggion e Fabíola Faggion
• Dança (Solo): Valentina Almeida.
• Dança (Grupo): Laisa e Emilie.
• Música (Solo): Henrique de Araújo.

Categoria Adulto
• Teatro (Solo): Davi Felipe Rodrigues.
• Teatro (Grupo): Alison Diniz, Edméa da Silva, Eduarda Cardoso, Elísia Barros, Evelyn Liberatori, João Gabriel Santos e Natália Cardozo
• Dança (Solo): Creuma Chaffin.
• Dança (Grupo): Renata Gonçalves, Clara Figueiredo e Emily dos Santos.
• Música (Solo): Rafaela Santos.

Fotos: Thiago Ruivaco/SEMUC PMSPA

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui