Artesãos aldeenses recebem Carteira Nacional da categoria a partir desta quinta-feira (29)

Documentos serão entregues no Centro de Informações Turísticas

A Secretaria Municipal Adjunta de Turismo dará início, nesta quinta-feira (29), à entrega da Carteira Nacional do Artesão aos profissionais aldeenses cadastrados no programa. Com a emissão do documento, válido em todo o país, a categoria tem acesso a diversos benefícios, como a participação gratuita em feiras estaduais e nacionais, acesso ao microcrédito e a cursos de capacitação. As carteiras serão entregues no Centro de Informações Turísticas da cidade.

De acordo com a Secretaria Adjunta de Turismo, a iniciativa colabora com o reconhecimento da importância da atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro histórico vivo, além de estimular o empreendedorismo nos inscritos e mapear a matéria-prima e técnicas utilizadas pelos artesãos do estado. O levantamento é fundamental para o planejamento da categoria.

Na terça-feira (27), o assessor especial da Secretaria Estadual de Turismo, Júnior Arruda, esteve no Centro de Informações Turísticas de São Pedro da Aldeia para entregar os documentos, solicitados em 2018. Na oportunidade, a secretária adjunta da pasta, Andrea Tinoco, apresentou mostras do artesanato aldeense e solicitou novas ações voltadas para o setor.

“Já estamos em tratativas com a Secretaria Estadual de Turismo para uma nova ação dedicada à emissão de carteiras através do Programa do Artesanato Brasileiro. O cenário da pandemia do coronavírus fez com que muitos serviços presenciais fossem suspensos, por isso a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e o Governo Federal estão realizando o cadastro on-line para a emissão da Carteira Nacional do Artesão”, reforçou Andrea.

O Centro de Informações Turísticas está localizado na Praça Hermógenes Freire da Costa, s/n. O funcionamento é de segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Confira a relação dos artesãos contemplados:
Alessandra Fernandes de Oliveira
Ana Claudia Stadtlober
Bianca Menezes da Rocha Albernaz
Carlos Roberto da Silva Moura
Claudia Aparecida Stadtlober de Barros
Eladir Bernardes Novaes
Erika Magdalena Rodriguez Perez
Ildinea Sampaio Moreira
Ivan Patrício Galleguillos Herrera
Jeanne Vasconcellos dos Santos Oliveira
Joaquina Vicência Rodrigues da S. Ciorra Bilovol
Marinalva Liberato da Silva Ricardo
Sandra Marcia de Souza Leite
Sergio Francisco Villaseca Abarca
Silvana Maria do Couto Santos
Suzane Maria dos Santos Rodrigues
Tatiane da Silva Pereira
Vera Novaes Viana
Veronica da Conceição de Campos.