Artesãos cadastrados devem retirar Carteira Nacional da categoria na Secretaria de Turismo

A Secretaria Adjunta de Turismo de São Pedro da Aldeia convoca os artesãos cadastrados no programa nacional da categoria para a retirada do documento oficial da profissão, a Carteira Nacional do Artesão. A entrega acontece na sede da pasta, localizada no Centro de Informações Turísticas (CIT), das 8h30 às 17h. Ao todo, 17 artesãos devem buscar a documentação, que garante benefícios como a participação gratuita em feiras estaduais e nacionais, acesso ao microcrédito e a cursos de capacitação.

A carteira é válida em todo território nacional. De acordo com a Secretaria Adjunta de Turismo, a iniciativa colabora com o reconhecimento da atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro histórico vivo, além de estimular o empreendedorismo nos inscritos e mapear a matéria-prima e técnicas utilizadas pelos artesãos do estado.

“Já estamos em tratativas com a Secretaria Estadual de Turismo para uma nova ação dedicada à emissão de carteiras através do Programa do Artesanato Brasileiro. O cenário da pandemia do coronavírus fez com que muitos serviços presenciais fossem suspensos, por isso a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e o Governo Federal estão realizando o cadastro on-line para a emissão da Carteira Nacional do Artesão”, reforçou Andrea.

O Centro de Informações Turísticas está localizado na Praça Hermógenes Freire da Costa, s/n. O funcionamento é de segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Confira a relação dos artesãos contemplados:
Ana Claudia Stadtlober
Bianca Menezes da Rocha Albernaz
Carlos Roberto da Silva Moura
Claudia Aparecida Stadtlober de Barros
Eladir Bernardes Novaes
Erika Magdalena Rodriguez Perez
Ivan Patrício Galleguillos Herrera
Jeanne Vasconcellos dos Santos Oliveira
Joaquina Vicência Rodrigues da S. Ciorra Bilovol
Marinalva Liberato da Silva Ricardo
Sandra Marcia de Souza Leite
Sergio Francisco Villaseca Abarca
Silvana Maria do Couto Santos
Suzane Maria dos Santos Rodrigues
Tatiane da Silva Pereira
Vera Novaes Viana
Veronica da Conceição de Campos.

Como fazer o cadastro on-line
A inscrição on-line é feita em duas etapas: o pré-cadastro no site do PAB (Programa do Artesanato Brasileiro), seguido pela curadoria técnica pelo Programa de Artesanato Estadual.

Confira os seis passos para a conclusão do cadastro:

1º – acesse o Portal do Artesanato Brasileiro (www.artesanatobrasileiro.gov.br).

– Clique no botão login e em seguida em pré-cadastro

2º – Caso o artesão não possua conta no gov.br, ele deverá clicar na opção “Crie sua conta” para efetuar o cadastro no portal de serviços do Governo Federal

3º – Depois da autenticação do login no gov.br, o artesão deverá autorizar o uso de dados pessoais no serviço do PAB. – Em seguida, ele será direcionado para a tela inicial do pré-cadastro para responder o formulário.

4º – Depois de solicitar o pré-cadastro, o usuário receberá um e-mail com as próximas instruções.

5º – Uma vez feito o pré-cadastro, o usuário pode acompanhar o andamento do processo, na sessão “Acompanhar Pré-Cadastro”

6º – Depois de ter a solicitação aprovada, chegou a hora do teste de habilidade, que também será on-line. Basta que o profissional entre em contato pelo WhastApp do Programa de Artesanato do Estado do RJ: (21) 99489 – 4395.