A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos segue investindo na capacitação dos novos servidores para fortalecer o atendimento à população de São Pedro da Aldeia. A gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) promoveu um treinamento para dez servidores voltado ao Sistema de Informações do Serviço de Convivência (SISC). O encontro foi realizado na quarta-feira (28/01), na sede da 48° subseção da OAB, no Centro.



A capacitação foi conduzida pela diretora do SUAS aldeense, Wania da Costa, e a assessora técnica da Vigilância Socioassistencial, Tatiana Barbosa. O público foi formado por assistentes sociais, psicólogos e auxiliar administrativo aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria.

Durante o treinamento, os servidores puderam esclarecer suas dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre o Relatório Mensal de Atendimentos (RMA) e, também, sobre o Relatório de Atendimento Individual (RAI), instrumentos padronizados que registram informações sobre os atendimentos, acompanhamentos e atividades no CRAS e no CREAS. Os registros auxiliam no planejamento, monitoramento e avaliação das ações socioassistenciais.
A diretora Wania da Costa comentou sobre a iniciativa. “É de suma importância a capacitação para os servidores recém-contratados pelo Processo Seletivo Simplificado, nosso objetivo é orientá-los no preenchimento adequado do formulário eletrônico, onde através das informações transmitiremos para o SISC”, explicou.
A assessora técnica Tatiana Barbosa também destacou a importância do momento. “A capacitação foi fundamental para qualificar nosso trabalho. Ela possibilitou o esclarecimento de dúvidas, a padronização dos registros e o fortalecimento da importância desses instrumentos para o planejamento, monitoramento e transparência dos atendimentos. Esse momento contribuiu diretamente para a melhoria da prática profissional e da qualidade das informações registradas”, afirmou.
