Com o objetivo de alinhar as ações de abordagem às pessoas em situação de rua, a Guarda Municipal e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos iniciaram, nesta quarta-feira (13), um trabalho conjunto para tornar o atendimento mais eficiente.
A criação de uma cartilha de abordagem para os agentes foi apontada pela secretária de Assistência Social, Diana Alves, como um instrumento de capacitação dos guardas municipais.
Os setores buscarão envolver toda a gestão municipal para que, durante a abordagem feita pelos agentes da guarda, haja um diagnóstico do perfil do cidadão e a demanda seja encaminhada ao setor competente.
“A partir daí, será estabelecido o papel de cada um em caso de desordem pública. Se uma cama for montada em espaço público, por exemplo, a primeira incursão seria da Guarda Municipal com o apoio do departamento de Postura”, comentou a secretária.
O inspetor geral da corporação, José Renato Alves Pinheiro, ressaltou que a corporação está desenvolvendo um novo olhar para as questões sociais. Normas estão sendo criadas para definir estratégias que melhorem o fluxo de atendimento.
“A ideia é que haja uma capacitação continuada para a equipe da Guarda Municipal. Estamos buscando desenvolver melhor nossas funções para saber como conduzir cada ocorrência encontrada na rua”, ressaltou José Renato.
Também estiveram presentes no encontro a coordenadora do Creas, Gisela Nakazima; a diretora do departamento de Proteção Básica e Especial, Denise Campos; além do relações-públicas da GM, John Lennon Barbosa.