Assistência Social presta atendimento e auxílio a pessoas em situação de rua

Acolhidos recebem acompanhamento para que tentem retornar ao convívio familiar
Acolhidos recebem acompanhamento para que tentem retornar ao convívio familiar. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Pedro da Aldeia

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos deu início, nesta semana, a uma série de ações com o objetivo de prestar atendimento e auxílio a pessoas que vivem em situação de rua no município. Com o indispensável suporte da Guarda Municipal, elas estão sendo abordadas por profissionais tecnicamente preparados para que tenham acesso a diversos serviços da rede.

O atendimento será oferecido de forma contínua na cidade. No entanto, para que tenha resultados efetivos, o acompanhamento precisa contar com a colaboração dos assistidos. A secretária de Assistência Social, Diana Alves, afirma que não pode garantir que as pessoas decidam sair por definitivo da situação de rua. “O Serviço da Assistência Social é um trabalho de acolhimento e depende da permissão dos cidadãos que se encontram em situação de rua. Para isso, a equipe procura sensibilizar essas pessoas e assegurar o acesso delas aos direitos e serviços socioassistenciais”, explicou Diana Alves.

A proteção social implica na presença contínua e ativa dos profissionais da assistência social em espaços públicos, identificando as demandas daquela área, mapeando e realizando diagnósticos das reais necessidades da população. “As intervenções vêm de ações planejadas por profissionais tecnicamente preparados para atender, acompanhar e articular o acesso a diversos serviços da rede, implementados no município”, observou Claudia Brasil, secretária executiva da pasta.

Os atendidos são encaminhados para uma casa de passagem localizada na cidade, onde recebem alimentação, higiene pessoal ou outros atendimentos compatíveis com as necessidades apresentadas.