A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro se uniram em uma ação de assessoramento técnico. A iniciativa foi direcionada aos cuidadores e auxiliares de cuidadores da Casa de Acolhimento Municipal (CAM) e do Abrigo Aldeia da Infância Feliz (OSC).
O encontro foi realizado na 48ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), no centro da cidade, e abordou o tema “Papel dos Cuidadores e Auxiliares nas Instituições de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”. A ação reuniu as equipes do Departamento de Gestão do SUAS e da Rede Socioassistencial da Secretaria aldeense.
Representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, estiveram presentes a coordenadora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Adriana Santos Pereira, e a assessora técnica, Lívia Silva.
A diretora do Departamento de Gestão do SUAS, Dayanne Pinheiro, ressaltou a importância do assessoramento para as equipes que compõem a Rede Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, principalmente neste período de novas contratações por meio do Processo Seletivo Simplificado, destacando ainda o quão relevante se faz esse momento de aprendizagem.
O Serviço de Acolhimento Institucional é ofertado para crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos, que estejam em situação de risco pessoal e social, seguindo as medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as orientações técnicas do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.
Atualmente, São Pedro da Aldeia possui uma Casa de Acolhimento Municipal (CAM) e parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC), a Aldeia da Infância Feliz, nas quais ofertam esse Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes.