No Dia Internacional da Mulher, as equipes do Melhor em Casa e do Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC) de São Pedro da Aldeia estiveram na residência dos pacientes atendidos pelos dispositivos. Desta vez, no entanto, a promoção, além de saúde, foi da autoestima das usuárias do Sistema Único de Saúde, por meio da iniciativa “Vestir-se de si”.
A cuidadora do paciente Juscelino Bernardo, Luciana, foi maquiada pela assistente social do PADC, Vitória Adriana Cerqueira, e, logo em seguida, passou por uma sessão de fotos, que visou seu bem-estar psicológico, com ênfase em seu autocuidado e valorização pessoal. Acompanhada pela família, Luciana agradeceu a iniciativa e fez questão de registrar o momento ao lado da mãe, agradecendo sua força e companheirismo.
“A autoestima é um assunto de vida para todas as mulheres e a maquiagem tem papel fundamental, pois é uma forma delas conseguirem se expressar e ter mais confiança. No dia dedicado à mulher decidimos por algo diferente da nossa rotina de atendimentos. Promovemos uma tarde divertida com nossas pacientes e cuidadoras. Foi muito gratificante ver e sentir a felicidade dessas mulheres fortes e que inspiram”, declarou a assistente social Vitória.
A equipe também esteve na residência de Ivonete Justino, paciente acompanhada pelo PADC, que foi maquiada e fotografada como ato de amor, promovendo a autoestima e a boa convivência com sua família, que acompanhou de perto a ação.
O diretor da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, falou sobre a iniciativa. “Trabalhar com a melhora da autoestima ajuda no processo de cura da doença. O cuidador sempre zela, mas muitas vezes esquece de se cuidar. Aproveitamos essa data comemorativa do Dia da Mulher para trazer um carinho especial ao cuidador e ao paciente”, afirmou.
A ação “Vestir-se de si” nasceu da vontade das assistentes sociais Vitória e Sandra Campos, que atuam no setor da Atenção Domiciliar, de promover o cuidado integral aos usuários e suas famílias, aproveitando o dia especial às mulheres como oportunidade de valorizar as individualidades.