A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar, promoveu, na quarta-feira (17/05), o curso presencial “Orientação e simulação real em emergência domiciliar”, voltado aos responsáveis e/ou familiares de pacientes que necessitam de acompanhamento em casa. O evento foi idealizado pelas equipes de enfermagem do Melhor em Casa e do Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC).
A palestra foi ministrada pelos enfermeiros Edinei de Souza Junior e Thayná Felipe Almeida Jesus, tendo como alvo a promoção de educação permanente, com atividades que contribuam para o bem-estar daqueles que são acompanhados diariamente, além de dar suporte aos responsáveis pelo cuidado.
Durante o curso, os participantes receberam dicas importantes e participaram de simulações reais de acidentes que podem acontecer nos domicílios. A pauta abordou o posicionamento do paciente no leito, os riscos de broncoaspiração, o manuseio correto de sondas, os benefícios de uma boa higiene, como entender sintomas e acompanhar a medicação para hipertensão, hipotensão, hiperglicemia e hipoglicemia, como avaliar sinais do infarto, AVC e convulsões, além de aplicação da técnica de reanimação cardiopulmonar (RCP).
Moradora do bairro Praia Linda, Tânia Santos foi uma das participantes da capacitação. “Foi um curso de excelência, com conteúdo maravilhoso e orientações básicas para salvar vidas, o bem mais precioso que Deus nos deu. Profissionais atenciosos, capacitados e competentes. Espero que a iniciativa se estenda a outros órgãos e atinja a mais pessoas. Parabéns aos organizadores”, destacou.
Eloiza Ezechiello S. da Silva também falou sobre a iniciativa. “Estou muito agradecida pela oportunidade de participar desse grande momento de conhecimento. Salvar vidas é um ato de amor e empatia”, afirmou.
Marcia Valéria Machado Lira, do bairro Balneário, compartilhou sua experiência. “Adorei o curso. Bem didático, esclarecedor, ainda mais para mim que não tenho conhecimento de cuidados básicos. Agora vou cuidar de minha mãe com mais habilidade”, comentou.