Search

Atenção Primária à Saúde promove capacitação para médicos da rede

Encontro apresentou os fluxos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Atenção Domiciliar no município

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu uma capacitação para os médicos atuantes nas unidades de saúde do município. O encontro foi realizado pela Atenção Primária à Saúde, na terça-feira (06/02), com o objetivo de qualificar o processo de trabalho e otimizar a assistência à população. Na oportunidade, foram abordados os fluxos, protocolos e encaminhamentos que impactam diretamente na integralidade do cuidado e no acolhimento aos aldeenses.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi apresentada pela assessora especial de Gestão da Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, que relatou o funcionamento e particularidades do CAPS, CAPSi, Ambulatório de Saúde Mental e da Residência Terapêutica. O momento contou com a colaboração dos coordenadores de cada setor e destacou o papel de cada um deles dentro do processo de acolhimento aos munícipes.

A Atenção Domiciliar, composta pelo Melhor em Casa, o Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC) e o Apoio Domiciliar, foi apresentada pelo diretor Junior Curcino, que enfatizou os perfis dos pacientes elegíveis, os casos em que cada programa deve atuar e como realizar o encaminhamento de forma adequada.

A secretária adjunta da Atenção Primária, Jaqueline Tinoco, comentou sobre a iniciativa. “Essa troca de experiências entre os profissionais e a articulação entre os diferentes pontos da rede, em um processo interdisciplinar de construção, busca enriquecer o campo comum de competências e habilidades, ampliando a capacidade de cuidado e atendimento ao cidadão, além de promover integração entre os setores da saúde”, disse.

A proposta é que os encontros sejam realizados de forma mensal para que outros dispositivos da Saúde também possam fazer parte das discussões em torno de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento a todas as pessoas que procuram os serviços da pasta, de modo universal e sem exclusões.

A gestão municipal segue em busca de ofertar uma atenção à saúde de forma contínua, integral, humanizada, responsável e de qualidade, como visa os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui