A tarde desta quinta-feira (21) foi movimentada no Horto Escola Artesanal, em São Pedro da Aldeia. Cerca de 40 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental I da Escola Canto dos Pássaros, de Cabo Frio, participaram de uma visitação guiada ao espaço. As atividades tiveram como foco a conscientização socioambiental e a adoção de práticas sustentáveis. A programação contou com plantio de mudas e reciclagem de garrafa pet, sob orientação do técnico agrícola, biólogo e secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu.
Responsável por conduzir as atividades, o secretário Dimas Tadeu falou sobre a iniciativa. “Foi uma oportunidade para que os alunos pudessem ter uma experiência fora de sala de aula, uma vivência na floresta. Falamos muito sobre os ciclos da natureza e a vida das plantas, desde o início da germinação até o desenvolvimento do fruto. Trabalhamos também o reaproveitamento da garrafa pet para a criação de vasos de planta, que depois eles puderam levar para casa como lembrança. A ideia foi proporcionar um ambiente de aprendizado, com uma linguagem lúdica e de fácil entendimento”, disse.
Com duração de cerca de 1h30, a aula-passeio contou com visita às estufas e apresentação das diversas espécies de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais produzidas pelo Horto Escola, como aroeira, pau-brasil, amora, pitanga, hortelã e salsa, entre outras. Durante a atividade, os alunos, na faixa etária entre 6 e 7 anos de idade, também participaram de uma prática de semeadura em vasos de garrafa pet, confeccionados pelas próprias crianças.
O grupo de alunos foi acompanhado pelas professoras do primeiro ano e pela coordenadora pedagógica da unidade escolar, Ana Cristina Cariello. “A Escola trabalha muito com a questão do meio ambiente e da ecologia; faz parte da nossa filosofia, e essas aulas-passeio são enriquecedoras, sempre agregam ao conteúdo trabalhado e abrem um leque de informações para que os alunos sejam multiplicadores. As crianças tiveram contato com a natureza, puderam mexer com a terra, conheceram as plantas, os insetos de jardim e ficaram encantadas. Fomos muito bem recepcionados e a equipe do Horto Escola está de parabéns”, destacou Ana.
Na oportunidade, as profissionais da escola também conheceram o projeto social de distribuição de mudas desenvolvido pelo Horto Escola Artesanal. No último ano, mais de 10 mil espécies de hortaliças, frutíferas e florestais foram doadas pelo horto municipal, seja de forma individual para moradores, com limite máximo de duas mudas por família, para grupos de produtores rurais ou, ainda, em apoio a ações ecológicas promovidas por entidades sociais do município, igrejas e escolas.
As escolas da rede pública ou particular que tiverem interesse em participar de visitas guiadas, palestras ou atividades educativas no Horto Escola Artesanal podem fazer uma solicitação de agendamento junto à secretaria da unidade, que fica localizada na Rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. O e-mail para contato é sagat.spa@gmail.com.