O trabalho realizado pela Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia vem sendo referência para outras corporações do Estado. Na quarta-feira (22/01), os agentes aldeenses receberam representantes da Guarda Civil Municipal de Cachoeiras de Macacu para uma visita técnica. O encontro promoveu a troca de experiências, além de compartilhar estratégias de seguranças, com destaque para a base móvel e o trabalho fundamental da Patrulha Maria da Penha.
Estiveram presentes o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, José Renato Alves, o inspetor-geral da Guarda Municipal, Leandro Oliveira, o subinspetor-geral, Jesualdo Costa, e a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Rosana Andrade. Representando Cachoeiras de Macacu, participaram o subsecretário de Ordem Pública, Trânsito e Transporte, GCM Antônio José Lopes Carneiro, o Comandante GCM Rosiney, e os GCMs Souza e Lourenço.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, comentou sobre o encontro. “A Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia tem demonstrado um papel fundamental na segurança pública, destacando-se não apenas pela excelência técnica, mas também pelo compromisso com a comunidade. Sua capacidade de atuação e seu conhecimento têm sido referência para outras Guardas Municipais, fortalecendo a cooperação e a troca de experiências em prol de um serviço cada vez mais qualificado e eficiente. Esse trabalho inspira confiança e mostra que investir na formação e na valorização da corporação gera benefícios que vão muito além das fronteiras do município”, afirmou.
O secretário adjunto, José Renato Alves, destacou que a GCM aldeense é referência para todo o estado do Rio de Janeiro pela atuação em campo. “Para nós é uma satisfação enorme saber que a Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia e a nossa Secretaria se destacam no cenário estadual, sendo procurada muitas vezes por outras guardas como referência. Receber aqui a Guarda de Cachoeira de Macacu, o secretário José Lopes e todo o comando da sua guarda para esse intercâmbio foi de muita felicidade para todos nós. Batemos um longo papo, descrevemos diversas ações. Inclusive já ficou alinhado um estágio para ter uma unidade da Maria da Penha deles em Cachoeiras de Macacu”, ressaltou.
O inspetor-geral, Leandro Oliveira, afirma que o momento foi de aprendizado mútuo entre as Guardas Municipais. “Esses encontros são essenciais para fortalecer a segurança pública de forma integrada, permitindo a troca de experiências, boas práticas e estratégias entre instituições. A visita da Guarda Civil de Cachoeiras de Macacu foi um momento de aprendizado mútuo, onde destacamos avanços como a Patrulha Maria da Penha e nossa base móvel com câmeras de monitoramento, que ampliam nossa atuação na cidade. Além disso, a cooperação entre guardas municipais é fundamental para enfrentar desafios comuns, melhorar os serviços prestados e construir uma segurança pública mais eficiente e humanizada”, destacou.