Audição do Ballet Municipal reúne novos candidatos na Escola de Artes

Segunda seletiva de dançarinos contou com a participação da jurada Juliana Valadão, primeira bailarina solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A Escola de Artes de São Pedro da Aldeia recebeu mais uma seletiva destinada à formação da companhia de ballet do município, projeto pioneiro promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. A segunda audição do Ballet Municipal reuniu candidatos e candidatas, de 13 a 17 anos, que tiveram a oportunidade de demonstrar os seus talentos na área da dança. Os jovens foram submetidos à avaliação de um júri técnico e artístico que, nesta edição, contou com a participação especial da primeira bailarina solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Juliana Valadão.

Durante a audição, os concorrentes participaram de uma aula de ballet clássico, onde foram avaliados com base em critérios como qualidade técnica, capacidade de improviso, versatilidade e performance. Na ocasião, a bailarina e jurada convidada, Juliana Valadão, compartilhou experiências de carreira e aproveitou para conversar com os jovens aspirantes ao ballet.

“Conversei com os bailarinos antes e depois da audição sobre o quanto esse momento é importante e o quanto eles precisam dar valor a isso. Não é todo lugar que tem uma companhia tão bacana, que traz acesso à dança e à arte, sendo desenvolvida em um espaço tão legal. Como bailarina saída da Região dos Lagos, vejo o enorme valor que tem sido dado à Cultura em São Pedro da Aldeia, tanto pela preocupação em reinaugurar o Teatro Municipal e vê-lo funcionando bem, quanto pela criação dessa companhia de ballet. É uma iniciativa incrível e muito importante para os jovens, para a cidade e para a região”, destacou Juliana, consagrada pelo coordenador do Ballet Municipal, Ramirez Menezes, como madrinha da companhia.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, também acompanhou de perto a programação. “Esta é mais uma importante etapa para a composição do nosso corpo de ballet municipal. Temos muito orgulho desse projeto, que tem dado a oportunidade para os jovens aldeenses de terem acesso à arte da dança e desenvolver novas habilidades. Só temos que parabenizar a todos os bailarinos presentes pelo esforço e dedicação”, disse.

O secretário de Cultura, Thiago Marques, e a diretora da Escola de Artes, Luiza Mendes, acompanharam a programação
Foto:
Divulgação SEMUC/PMSPA

Fernanda Netto é mãe da jovem Cristtal, de 16 anos, uma das candidatas aprovadas na audição e aluna regular da Escola de Artes Municipal. “Esta foi a primeira audição formal que a Cristtal participou e ficamos extremamente felizes com o desempenho dela. Para minha filha, essa aprovação foi um passo muito importante na sua formação e atuação no ballet, ainda mais para integrar o corpo de baile do Teatro Municipal. É um sonho que se realiza. Como mãe e também como cidadã, celebro com muito entusiasmo a criação dessa companhia e gostaria de expressar meu agradecimento ao prefeito Fábio do Pastel, ao secretário de cultura, Thiago, ao coordenador Ramirez, e toda a equipe responsável pela implementação desse projeto tão grandioso e necessário à população local. São Pedro da Aldeia é hoje ponta de lança da vanguarda artística e uma referência para as demais municipalidades do Estado do Rio”, ressaltou a socióloga.

Segundo o coordenador do Ballet Municipal, o instrutor, bailarino e coreógrafo, Ramirez Menezes, ainda este ano está prevista uma terceira audição para dar continuidade à seleção de novos componentes. “Estamos prezando pela qualidade técnica dos integrantes e a cada ensaio temos evoluído. Desde o início do ano, nós temos feito apresentações em praças e em diversos eventos culturais e comemorativos do município, como o Dia da Beleza Negra e o Dia da Violência contra a Mulher, estimulando a prática da dança e, ao mesmo tempo, levando arte e entretenimento a todos. No último fim de semana, o Ballet Municipal também participou como convidado especial da competição ‘Performance em Grupo’, no Teatro Miguel Falabella, no Rio de Janeiro. Foi uma experiência fantástica para eles”, contou.

Em São Pedro da Aldeia, a implantação do Ballet Municipal está regulamentada pela Lei Municipal nº 3.002, de 17 de março de 2022.