Boletim Epidemiológico Arboviroses – 12 de abril de 2024

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga nesta sexta-feira (12/04) o Boletim Epidemiológico das Arboviroses. Desde o início de 2024, o município registra 227 casos confirmados de dengue e 01 (um) óbito foi registrado. Até o momento, não há registros de zika e chikungunya no município.

Os bairros Porto do Carro, Fluminense, Campo Redondo e Vinhateiro registraram o maior número de notificações até o momento.
Casos positivos: 227
Casos negativos: 747
Internação: 1
Óbito: 1

O Boletim Epidemiológico é publicado semanalmente, sempre às sextas-feiras, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito aedes aegypti, além de incentivar as medidas de prevenção. As informações são divulgadas a partir dos dados coletados pelo setor de Vigilância em Saúde.
A Secretaria de Saúde reforça que a população é o principal agente de combate ao aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

SINTOMAS

Dengue: febre alta, entre 39° e 40°C, repentina e que costuma durar entre 2 e 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Também pode ocorrer perda de peso, náuseas e vômitos.
Chikungunya: febre súbita, que pode ser alta, porém menor que no caso de Dengue; dores musculares, nas articulações, na cabeça e erupção na pele. Os sintomas seguem por 3 a 10 dias.
Zika: o sintoma principal é a erupção na pele, com coceira, febre baixa, os olhos ficam vermelhos, sem secreção ou coceira. Também ocorre dor nas articulações, nos músculos e de cabeça. Os sintomas costumam desaparecer após 3 a 7 dias.
Ao surgirem os sintomas, é fundamental que os moradores busquem atendimento médico. Pacientes com suspeita de contaminação podem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência ou ao Pronto-socorro Municipal.

DICAS DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI
1 – Mantenha tampados caixas e barris de água
2 – Deixe as lixeiras bem fechadas e descarte o lixo em sacos plásticos
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios
4 – Se precisar guardar garrafas de vidro ou de plástico, coloque-as com a boca virada para baixo
5 – Seque áreas que acumulem água, como lajes e calhas
6 – Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia
7 – Guarde pneus sem água e em local coberto

Denúncias sobre focos do mosquito podem ser encaminhadas para o e-mail vigilanciaemsaudespa@gmail.com.