Caminhada de Conscientização do Autismo encerra o “Abril Azul” em São Pedro da Aldeia

Iniciativa buscou envolver a comunidade e conscientizar sobre o TEA

A 2ª Caminhada Azul de Conscientização do Autismo movimentou o sábado (27/04) em São Pedro da Aldeia com uma programação especial. Quem compareceu à Praça da Matriz, no Centro, participou de oficinas de bolha de sabão, estimulação sensorial, aquaterapia, pintura facial, saúde bucal, exposição artística do CAPS e aula de alongamento. A iniciativa marcou o encerramento do “Abril Azul”, mês dedicado a conscientizar a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA), envolvendo a comunidade e trazendo mais visibilidade ao tema.

A secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, abriu o evento. “Esperamos que a gente tenha uma bela caminhada e o mais importante de tudo, que possamos continuar dando passos para um atendimento de qualidade, ampliando nossa rede de cuidados para os autistas, crianças com deficiência. O Governo Fábio do Pastel está empenhado nesse acolhimento”, destacou.

Ao final das atividades programadas, os participantes tomaram as ruas da cidade, levando alegria e informações aos aldeenses que passavam pelo Centro, encerrando o evento com o sentimento de mais um passo dado em favor dos indivíduos com TEA.

A coordenadora do NEPS, Eduarda Cardoso, fez um balanço das ações do Abril Azul. “Nos dedicamos em cada detalhe para oferecer a cada pessoa autista um ambiente de afeto e cuidado. Enfrentamos dias difíceis, repletos de desafios e empenho. No fim, o que realmente importa é que demos mais um passo em direção à inclusão dos autistas em nosso município. Reconhecemos que há ainda muito a ser feito para tornar todos os espaços inclusivos, mas, ao fazermos a nossa parte, podemos alcançar grandes conquistas. Agradecemos aos autistas e às suas famílias por participarem deste momento dedicado a vocês”, disse.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio Núcleo de Estudos Permanentes em Saúde (NEPS), com o apoio das Secretarias Municipais Assistência Social e Direitos Humanos, de Esportes e Lazer, de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, de Educação, Segurança e Ordem Pública, Cultura e Turismo. A caminhada também contou com a participação da vereadora Mislene.