Search

Campanha contra violência doméstica e familiar sensibiliza atendentes de farmácias

Vítimas podem pedir ajuda com símbolo ‘X’ desenhado na mão

Lançada em julho do ano passado, a campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica” tem como proposta oferecer uma alternativa segura para que as mulheres em vulnerabilidade possam pedir ajuda por meio do símbolo “X” desenhado na palma da mão.

Ao exibir o símbolo ao farmacêutico ou ao atendente, a vítima deverá receber auxílio e apoio para acionar as autoridades policiais. Após a denúncia, os funcionários das lojas deverão seguir um protocolo para comunicar o caso à delegacia e fazer o acolhimento da pessoa agredida.

A campanha está sendo monitorada sistematicamente por técnicos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). O objetivo é sensibilizar os farmacêuticos à adesão. Dos 13 estabelecimentos que funcionam no centro da cidade, sete estão credenciados ao movimento.

As visitas de mobilização às farmácias estão sendo realizadas pela coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, da SASDH, Renata Santos. Ela ressalta que os gerentes têm sido bastante receptivos à proposta da campanha. “É muito importante que essa campanha desperte na mulher o senso de enfrentamento a violência doméstica e familiar para que ela saiba que tem esse direito de denunciar silenciosamente o seu agressor e solicitar medidas protetivas da rede de assistência”, afirmou. 

A ação é vinculada ao Conselho Nacional (CNJ) e à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A adesão da farmácia é voluntária, por meio do preenchimento de um formulário no site da AMB. Os funcionários que participam da ação não são conduzidos à delegacia. Durante as visitas às farmácias, a equipe técnica da SASDH entrega folhetos explicativos contendo orientações e telefones para denúncia. Outras informações podem ser obtidas pelos canais de acolhimento para mulheres na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que atende pelo telefone (22) 2627-4550, e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), no número (22) 2627-6878.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui