O mês de março foi marcado pelo combate à violência contra a mulher em São Pedro da Aldeia. A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação Preventiva, promoveu a campanha “Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher”, realizada nas unidades da rede municipal aldeense. A iniciativa teve como objetivo conscientizar alunos e servidores da rede municipal de ensino sobre a importância do respeito e da prevenção à violência doméstica. As ações contaram com o apoio da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges).
A secretária de Educação, Danielle Corrêa, destacou a importância da campanha para o combate à violência doméstica. “Acredito na escola como um espaço essencial para formar cidadãos mais conscientes. Sou grata pelo envolvimento de professores, alunos e toda a comunidade escolar, que se dedicaram à causa com entusiasmo e determinação, ajudando a quebrar ciclos de violência e preconceito. É fundamental educar nossas crianças e jovens para entender que a violência contra a mulher é uma violação grave dos direitos humanos, promovendo a igualdade de gênero e o respeito como pilares de convivência”, disse.




A Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher foi realizada em todas as escolas da rede municipal de ensino ao longo do mês de março. A Patrulha Maria da Penha e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges) também estiveram presentes nas unidades aldeenses.
As ações na comunidade escolar aconteceram por meio de palestras, rodas de conversa, dramatizações e estudo de casos. O objetivo foi promover a reflexão crítica sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher, incentivar a igualdade de gênero, desconstruir estereótipos de gênero e formar cidadãos mais conscientes, além de promover uma cultura de respeito e equidade.




A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, também falou sobre a iniciativa. “A educação tem um papel fundamental para combater a violência, pois ajuda a promover a igualdade, o respeito e a empatia. Ela também pode ajudar a desconstruir estereótipos de gênero e a prevenir a violência contra crianças e adolescentes”, comentou.
“Foi de suma importância participar da semana de combate à violência doméstica nas escolas, como oportunidade de apresentar o CEAM e o seu objetivo em nosso município, que é atender mulheres em situação de violência doméstica e falar para os alunos sobre o papel deles na sociedade”, ressaltou a coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana de Oliveira.




Para a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Andrade, o trabalho em conjunto entre as coordenações de diferentes Secretarias traz resultados positivos para o município. “As palestras sobre violência contra a mulher são fundamentais para levar informação, conscientizar e transformar realidades. A parceria entre a Patrulha Maria da Penha, o CEAM e a Educação Preventiva tem sido extremamente positiva, trazendo resultados concretos. Após nossas palestras, recebemos denúncias de pessoas que não sabiam como pedir ajuda por falta de rede de apoio. Isso reforça a importância desse trabalho nas escolas: informar é salvar vidas”, afirmou.