Candidatos ao Conselho Tutelar realizam prova eliminatória de conhecimentos específicos

Os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar de São Pedro da Aldeia realizaram, nesta sexta-feira (16), a prova de aferição de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Participaram desta etapa do processo eleitoral 18 dos 22 candidatos aptos. Serão considerados aprovados aqueles que obtiverem 50% dos pontos previstos para a prova. A divulgação do resultado do exame está prevista para o dia 27 de agosto.

Foto: Renato Fulgoni

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciana Oliveira, a elaboração da prova e a correção das questões ficam por conta da consultora de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Vivianni Acosta. “A Vivianni é a pessoa responsável por ofertar um estudo dirigido, a prova de aferição, a correção e a capacitação que os conselheiros receberão em janeiro, após a posse; ela tem toda a expertise para poder desenvolver esse trabalho no município. Foi uma contratação que passou por todo o procedimento de abertura de processo”, explicou.

Foto: Renato Fulgoni

Uma prova com 20 questões objetivas e de caráter eliminatório foi aplicada no auditório da 48ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), no centro da cidade. A promotora da Infância e Juventude, Paula Marques, conferiu o início do exame, que integra o processo de escolha dos conselheiros tutelares. Como definido em Edital, o período de recursos será de 28 a 30 de agosto.

O processo eleitoral é coordenado pelo CMDCA. Ao todo, serão eleitos cinco membros titulares e cinco suplentes para o mandato de 2020 a 2023; a votação ocorrerá no dia 06 de outubro. Todos os detalhes relacionados ao processo eleitoral, bem como o cronograma, estão disponíveis no Edital 01/2019 – CMDCA, publicado no site oficial da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Clique aqui para acessar o documento.