A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação voltada ao fortalecimento do atendimento domiciliar. A atividade foi promovida pela equipe de Atenção Domiciliar e reuniu profissionais do Melhor em Casa e do Programa de Atenção Domiciliar aos Cronificados (PADC).
O encontro, que aconteceu na quarta-feira (20/08), teve como objetivo aprimorar as práticas de cuidado prestadas aos pacientes atendidos em casa, ampliando a resolutividade e garantindo mais qualidade e humanização no serviço. Durante a capacitação, os servidores participaram de palestras, rodas de conversa e dinâmicas, abordando temas como acolhimento, protocolos de atendimento, trabalho em equipe multiprofissional e uso adequado de equipamentos.



De acordo com o coordenador da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, a atualização contínua dos profissionais é essencial para oferecer um cuidado mais seguro, acolhedor e eficiente. “Esse momento de capacitação permite o alinhamento de condutas e o fortalecimento do trabalho integrado entre as equipes, sempre pensando no bem-estar do paciente e de sua família”, pontuou.
O PADC e o Melhor em Casa são programas da Atenção Especializada, que levam serviços de saúde diretamente às residências. A iniciativa garante acompanhamento a pessoas com limitações de mobilidade ou em situações que exigem cuidados contínuos, sem a necessidade de internação hospitalar.